Cascais cumpre tradição de “Cantar das Janeiras” Centro Cultural de Cascais | 6 de janeiro

Manda a tradição a 6 de janeiro, se cante “As Janeiras”. No Centro Cultural de Cascais (CCC), em pleno Dia de Reis, diversos grupos de instituições de terceira idade e escolas do concelho cumpriram a tradição e saudaram o novo ano com alegria e ritmo.

Veja o vídeo do "Cantar das Janeiras 2016"

“É uma tradição boa e tudo o que é bom nós queremos manter, ainda para mais quando temos, de ano para ano, um maior número de pessoas que querem vir cantar as Janeiras”, começou por dizer Carlos Carreiras. Para o presidente da Câmara Municipal de Cascais este é também um “momento de alegria, de festejar a comunidade, a partilha, a amizade, a tolerância”.

Cavaquinho nas mãos, flautas afinadas, tambores coordenados: “Vamos cantar as janeiras/ Vamos cantar as janeiras/ Por esses quintais a dentro vamos”. Dos quintais e das ruas para o auditório do CCC, assim começou o momento alto da celebração do Dia dos Reis, em Cascais, marcado pela atuação das crianças das três escolas representadas (Cooperativa de Ensino Éramos Um; Escolinha do Largo; Colégio Europa;), que trautearam cânticos alusivos a esta época e assinalaram o final da quadra natalícia.

Após a atuação, menos nervosa e muito feliz por ter participado no “Cantar das Janeiras”, Mariana Carmo, aluna do Colégio Europa, afirmou mesmo que “poder cantar e juntar isso a uma tradição já muito antiga foi sentir que aquele era o grande momento”.

“Às raparigas solteiras, às raparigas casadas” e “aos que têm saudades da terra”, como diz a música, depois foi a vez dos mais graúdos recorrerem ao cancioneiro popular e elevarem em coro, com as vozes afinadas, esta tradição tão portuguesa que anuncia o nascimento de Jesus e o desejo de um feliz ano novo.

Para Ana Maria Freitas, utente da ARIM – Associação de Reformados e Idosos do Murtal-, a altura em que está a “Cantar as Janeiras”. Já Alpoim Almeida, da Associação Social dos Idosos da Amoreira, afirmou mesmo que fazer parte destes grupos “significa tudo” pois “ são este tipo de ações que fazem de Portugal um país elevado às tradições”.

Nesta iniciativa, Carlos Carreiras deixou a mensagem: “Que prolonguemos os valores da humanidade que devem estar presentes todos os dias e não só nesta época”!

Grupos presentes | Cooperativa de Ensino Éramos Um; Escolinha do Largo; Colégio Europa; Santa Casa da Misericórdia de Cascais - Centro de Dia de Cascais; Centro de Dia S.Miguel; Centro de Dia Torre; Centro de Convívio de Matos Cheirinhos; Centro de Convívio de Vinhais; Centro de Convívio Natael Rianço – Associação de Apoio Social dos Amigos da Paz de Bicesse; Associação de Bem Estar Social, Juventude Terceira Idade de Alcabideche; ARIM; Grupo Coral da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril; Associação Social dos Idosos da Amoreira