Cascais debate cidadania digital nas “Smart Cities”

Cascais é um dos convidados para participar na 26.ª edição do Congresso das Comunicações /Digital Business Congress que decorre nos dias 28 e 29 de setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O evento, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, é considerado o maior encontro anual das TIC e Media em Portugal.

Presidida pelo Presidente da República, a edição deste ano do Congresso da APDC tem como temas centrais a Economia e a Cidadania Digitais, divididos em três grandes áreas: Estratégia Digital; Transformação Digital e Empreendedorismo Digital.

“Cidades Digitaisé um dos painéis de discussão que conta com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais. Neste painel será debatido um tema que está na ordem do dia: O desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo das cidades e regiões. Aqui será feita uma análise dos projetos-piloto existentes nas “smart cities” portuguesas, desde os sensores e monitorização à mobilidade urbana, passando pelos serviços digitais e de como estes projetos podem contribuir para trazer mais qualidade de vida e capacidade de captação de investimentos, garantindo cidadãos inteligentes e mais crescimento e desenvolvimento.

O outro painel onde Cascais marca presença, através do Administrador Executivo da EMAC, Luís Capão, intitula-se “ A Transformação Digital dos Territórios”. Aqui pretende debater-se a conetividade das cidades como microcosmos da Internet das Coisas e qual o posicionamento das autarquias, regiões e áreas metropolitanas sobre esta questão e o impacto que essa ligação em rede das cidades poderá ter na vida dos cidadãos.

No Centro Cultural de Belém, onde decorre o evento, estão dois modelos de docas de bicicletas que funcionam com a Mobi Cascais, plataforma digital de mobilidade urbana integrada. De referir que, na categoria “conteúdo”, a APP MOBI Cascais é o projeto selecionado a nível nacional para concorrer ao World Summit Award Mobile (WSA-mobile) 2016. Iniciativa mundial da ONU, o WSA-mobile visa premiar aplicações móveis inovadoras com impacto global. A concurso vão projetos provenientes de mais de 170 países.

A Mobi Cascais foi também distinguida com o Prémio Nacional de Mobilidade, galardão atribuído no âmbito da iniciativa Semana Europeia da Mobilidade 2016, pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

Mais informações: http://www.apdc.pt/congresso2016