Cascais eleita para Vice-Presidência da UCCLA

A Câmara Municipal de Cascais foi hoje eleita para a vice-presidência da Comissão Executiva UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. A XXXI Assembleia Geral do organismo, que decorre em Maputo, conta com a presença, em representação de Cascais, dos vereadores Nuno Piteira Lopes e Catarina Marques Vieira, que apontam a importância da participação do concelho no maior fórum de cidades lusófonas.

“O que nos une, na UCCLA, é o facto de partilharmos uma história e uma língua comum. Cascais tem estado na primeira linha de defesa e promoção desse património, com uma arrojada política de diplomacia local que nos coloca em rede com os nosso parceiros lusófonos”, considera Nuno Piteira Lopes. “Cascais sempre foi um ponto de encontro de culturas e de pessoas, uma janela do mundo para o mundo. É esse ativo, cultural e estratégico, que queremos preservar e difundir”, acrescenta o vereador.

Para além de Cascais, assumem a vice-presidência da UCCLA as cidades de Salvador (Brasil), Macau (China) e a empresa Entreposto (Portugal) como elemento do conselho consultivo empresarial.

Já a presidência da UCCLA no biénio 2015-2017 ficará a cargo da capital moçambicana, Maputo. Quanto à presidência da Assembleia Geral, ficará a cargo de Luanda (Angola).

Para além das razões da história e da identidade, que fundamentam a estratégia, há, como Nuno Piteira Lopes sublinha, uma razão simbólica para a forte aposta de Cascais na UCCLA: “Cascais está na ponta mais Ocidental da Europa o que faz dela, precisamente, a vizinha mais próxima da maior parte  das nossas congéneres. Temos de tirar o melhor desta relação de proximidade, enfrentando juntos os desafios e partilhando as oportunidades.”