Cascais finalista a Capital Europeia do Voluntariado 2016

Cascais é o único município português a integrar a lista de finalistas a Capital Europeia do Voluntariado 2016. O vencedor será conhecido a 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado.

Além de Cascais, integram a lista de cidades finalistas ao galardão, Edimburgo (Escócia), Belfast (Irlanda do Norte), Londres (Inglaterra), Bruges (Bélgica), Perm (Rússia) e de Itália: Roma, Viterbo, Lucca, Varese, Cagliari.

“É o reconhecimento, justo, da grande coligação de vontades, do grande movimento de homens e mulheres, mais ou menos jovens, que em Cascais dão o melhor de si para uma sociedade mais justa, mais solidária e mais fraterna. São eles, os nossos voluntários de todas as instituições do concelho, um dos mais valiosos e insubstituíveis ativos de Cascais”, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Durante 2015, Cascais desenvolveu um plano de ação assente na sensibilização dos cascalenses para a importância do voluntariado, na formação dos voluntários e na promoção de iniciativas.

O Voluntariado de Cascais é uma estrutura municipal que existe desde 2009 e que conta com 1200 voluntários inscritos e 63 entidades parceiras. Ao longo do ano de 2015, o Voluntariado de Cascais desenvolveu um plano de ação assente na sensibilização dos cascalenses para a importância do voluntariado, na formação dos voluntários e na promoção de iniciativas, com o principal objetivo de se afirmar como uma estrutura de voluntariado de qualidade e valorização desse mesmo voluntariado na comunidade, em áreas como a cultura, a saúde, o ambiente, a cultura social, a cidadania e outras.

"Comece por fazer parte" é o convite que o Voluntariado de Cascais deixa a todos os cascalenses que querem ser cidadãos ativos da sua comunidade. Os interessados podem saber mais em cascaisparticipa.pt ou pelos contatos: voluntariado@cm-cascais.pt e 214 815 419 (telefone).