Cascais hasteia Bandeira Verde Eco XXI 2011/2012 | 30 de janeiro | 10h00 | Parque Marechal Carmona

Foi hoje hasteada a sétima Bandeira Verde Eco XXI em Cascais. Reconhecendo as boas práticas de sustentabilidade, o galardão foi instituído pela Associação Bandeira Azul da Europa. O trabalho que justifica esta conquista é diário e tem por base iniciativas como o Orçamento Participativo, o Programa de Sensibilização Ambiental, a reflorestação no Parque Natural, a criação de hortas comunitárias por todo o município ou ainda ações de inclusão de cidadãos com mobilidade reduzida.

O reconhecimento significa que Cascais conseguiu estar acima dos 50% da pontuação máxima possível no índice ECOXXI, que avalia 21 indicadores relacionados com a sustentabilidade. Inspirado nos princípios da Agenda 21, este índice avalia as boas práticas, políticas e ações levadas a cabo pelos municípios no sentido de promover a sustentabilidade local, dando destaque a critérios de qualidade ambiental e educação para a sustentabilidade, e incluindo as questões da cidadania, participação pública e acesso da população à informação.

Desde que o galardão surgiu, em 2006, Cascais recebe-o consecutivamente, comprovando o sucesso das políticas de Agenda 21 levadas a cabo pela autarquia, de onde se destacam iniciativas como o Orçamento Participativo e o novo Programa de Sensibilização Ambiental de Cascais que está a ser implementado nas escolas do concelho.

Na área da sustentabilidade ambiental, destacam-se as ações de reflorestação no Parque Natural, a regular monitorização das águas balneares, a especial atenção dada à limpeza urbana, particularmente nas 17 praias do concelho, e a criação de hortas comunitárias por todo o município.

Cascais tem ainda desenvolvido esforços para promover ações de inclusão de cidadãos com mobilidade reduzida, como o Batismo de Mergulho Adaptado Dive for All, que se realizou no passado mês de outubro, a disponibilização de cadeiras anfíbias para proporcionar banhos de mar a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (tiralô) durante a época balnear ou a criação de acessos adaptados em espaços públicos, como a praia da Duquesa.

O Hastear da Bandeira contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e do vice-presidente Miguel Pinto Luz, bem como de diversos técnicos da autarquia cujo trabalho foi incluído nos indicadores ECO XXI.