Cascais no Museu Virtual do Turismo

Cascais disponibiliza 625 documentos digitalizados da Coleção de Bilhetes-Postais Ilustrados do Arquivo Histórico Municipal de Cascais no site do Museu Virtual do Turismo – MUVITUR, um projeto pioneiro, em Portugal e no mundo, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). O site bilingue português/inglês será apresentado no dia 2 de junho na ESHTE.
O conjunto iconográfico disponibilizado, nesta primeira fase do projeto, pela Câmara Municipal de Cascais é de extrema importância para o estudo da história do turismo de Cascais. Recorde-se que, após a distinção que a Família Real concedeu a Cascais a partir de 1870, a vila se transformou na capital do lazer em Portugal.

A evolução da Riviera Portuguesa, depois conhecida por Costa do Sol, foi assim fixada nestes documentos absolutamente incontornáveis para o estudo desta história coletiva que, agora, se dissemina através desta nova plataforma, para a qual o Arquivo Histórico Municipal contribuirá, posteriormente, com outras fontes de relevo sobre a temática.

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) concebeu um projeto pioneiro em Portugal e no mundo que consiste na criação do Museu Virtual do Turismo, ambicionando a musealização da atividade turística.

O novo site oferece acesso rápido e fácil a objetos digitais selecionados de acervos nacionais e internacionais  e pretende recolher, organizar, expor e disponibilizar objetos relacionados com o turismo, o lazer e a hotelaria, através do desenvolvimento de uma plataforma agregadora de conteúdos digitais.

A experiência interativa de visita permitida pelo MUVITUR terá como público-alvo indivíduos e entidades, académicos e profissionais, mas também qualquer pessoa interessada na história do turismo.

Constitui-se como um recurso para o ensino e investigação único na temática do turismo em Portugal e no mundo, mas também como porta de entrada para um espaço de experiências virtuais mais ou menos interativas e imersivas.

O site user-friendly possui um design moderno e apelativo e oferece duas vertentes essenciais: uma base de dados pesquisável com uma amostra de milhares de objetos digitais com motores de pesquisa avançada e ainda visitas e exposições virtuais.

O projeto contou com a participação de várias as entidades:
- Biblioteca Celestino Domingues
- Biblioteca Nacional
- Centro de Documentação da ESHTE
- Cinemateca Portuguesa
- Croatian Museum of Tourism
- Hemeroteca Municipal de Lisboa
- HISTUR - Tourism as a common (cultural) heritage of the coastal area of the Istrian peninsula
- Touriseum - Museum of South Tyrol
- Câmara Municipal de Cascais