Cascais procura Tutores do Bairro | Programa contribui para melhorar a qualidade de vida na área de residência | Inscrições abertas | Maiores de 18 anos

A Câmara Municipal de Cascais está à procura de munícipes disponíveis para exercer voluntariamente a função de Tutor do Bairro. Este é um programa que permite aos cidadãos participarem ativamente no processo de melhoria da qualidade de vida do seu bairro, colaborando para a criação de um serviço de proximidade mais célere e eficiente.

As inscrições estão abertas através da Linha Verde da Empresa Municipal Cascais Ambiente: 800 203 186 (dias úteis, das 9h00 às 17h00), pelo email linhaverde@cascaisambiente.pt ou através do site www.cm-cascais.pt. O programa está aberto à participação de cidadãos maiores de 18 anos, residentes no concelho de Cascais, em nome individual ou representantes de movimentos associativos, do mundo empresarial e das restantes organizações da sociedade civil.

O Tutor do Bairro é um interlocutor privilegiado entre a população local e os serviços da autarquia. Cabe-lhe monitorizar, na sua área de residência, o estado da limpeza urbana, recolha de resíduos, espaços públicos verdes urbanos, espaços de jogo e recreio, calçadas, passeios, iluminação, estacionamentos, segurança pública, entre outras situações. Sempre que se verifiquem não conformidades é o Tutor do Bairro quem está mais habilitado a informar os serviços da Câmara Municipal de Cascais, nomeadamente a Cascais Ambiente, Cascais Próxima e Polícia Municipal, entre outros, no sentido de agilizar a sua resolução.

O programa visa envolver os moradores dos diferentes bairros no processo de monitorização do espaço público, promover sinergias entre a autarquia e a comunidade local, sensibilizar a população para o respeito e a partilha do espaço comum e promover junto dos munícipes conceitos como a sustentabilidade e responsabilidade ambiental. É também um exercício da cidadania informada, ativa e responsável.

No concelho de Cascais, existem atualmente 104 Tutores do Bairro, cobrindo 85% do território municipal. Desde que o programa foi lançado, em 2009, foram efetuados pelos Tutores mais de 6100 pedidos de intervenção, sendo que a taxa de resolução das situações ultrapassa os 90%.