Cascais promove Semana da Educação de 20 a 26 de outubro | “Educação no presente desafios para o futuro” | Abertura dia 20 | 16h30 | Centro Cultural de Cascais

De 20 a 26 de outubro a Semana da Educação proporcionará uma ampla discussão em torno das políticas e do sistema educativo. Incluindo debates, conferências, visitas a escolas e a Gala da Educação em que serão reconhecidos publicamente o mérito e valor a alunos cascalenses finalistas dos ensinos secundário e superior, bem como a excelência de dois estabelecimentos de ensino. A abertura realiza-se dia 20, às 16h30, no Centro Cultural de Cascais, com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e de João Casanova de Almeida, Secretário de Estado da Educação.
Poiares Maduro, Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, estará presente dia 23, no Centro Cultural de Cascais, para abordar o tema “Descentralização Administrativa na educação – Que modelos?”

Iniciativa de interesse relevante quer para a comunidade educativa, quer para munícipes,  a Semana da Educação pretende abordar temas concretos do quotidiano de professores, pais, alunos e técnicos. Alargado por natureza, o programa integra diversos debates, conferências e mesas redondas que visam não só apresentar uma visão sobre as escolas e sua vivência em particular, mas também sobre as políticas educativas que afetam o dia-a-dia na formação transversal dos indivíduos.

Destaque ainda para a inauguração da exposição “650 anos de Cascais: O olhar das escolas”, a ter lugar no Centro Cultural de Cascais, que apresenta diversos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito das comemorações dos 650 anos da elevação de Cascais a vila.

Sábado, dia 25, durante todo o dia, a Semana da educação acolhe o 39.º Encontro Nacional  da CONFAF – Confederação Nacional de Federações de Associações de Pais e da FAP – Federação das Associações de Pais de Cascais.

Domingo, 26, o encerramento da Semana da Educação é marcado pela Gala da Educação, um momento de homenagem aos alunos residentes no concelho de Cascais que, pelo seu valor e mérito de âmbito escolar, se destacaram no ano letivo 2013/2014 , bem como a excelência de dois estabelecimentos de ensino: o Colégio da Bafureira, na Parede, e a Escola Secundária de S. João do Estoril.

Ficha de inscrição para conferências e debates (imprimir e enviar para died@cm-cascais.pt)