CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais recebe cerimónia do Galardão ECOXXI 2014 | Prémio distingue municípios pelas práticas de sustentabilidade

Cascais recebe, dia 19 de setembro, a sua 7ª bandeira verde ECO XXI, galardão que visa reconhecer as boas práticas e políticas de sustentabilidade dos municípios portugueses. Instituída pela Associação Bandeira Azul da Europa, a Bandeira Verde será entregue no auditório da biblioteca municipal de Cantanhede, a partir das 14h30

Iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa e tendo por base os princípios da Agenda 21, a Bandeira Verde ECO XXI destaca as boas práticas, políticas e ações levadas a cabo pelos municípios no sentido de promover a sustentabilidade local, dando destaque a critérios de qualidade ambiental e educação para a sustentabilidade, e incluindo as questões da cidadania, participação pública e acesso da população à informação.

O galardão irá premiar os municípios que conseguiram estar acima dos 50% da pontuação máxima possível no índice ECOXXI, que avalia 21 indicadores relacionados com a sustentabilidade. Cascais volta a destacar-se com um índice ECOXXI de 74,1% e soma mais uma bandeira verde no concelho.

Cascais ultrapassa a percentagem média na sua maioria dos 21 indicadores, sendo que em seis alcança a pontuação máxima: Implementação do Programa Bandeira Azul; Informação disponível aos munícipes; Áreas Classificadas (âmbito Conservação da Natureza); Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade). Conhecer, Educar e Divulgar; Qualidade do Ar e Informação ao Público e Qualidade da Água para Consumo Humano.

Desde que o galardão surgiu, em 2006, Cascais recebe-o consecutivamente, comprovando o sucesso das políticas de Agenda 21 levadas a cabo pela autarquia, de onde se destacam iniciativas como o Orçamento Participativo e o novo Programa de Sensibilização Ambiental de Cascais que está a ser implementado nas escolas do concelho.

Na área da sustentabilidade ambiental, salientam-se as ações de reflorestação no Parque Natural, a regular monitorização das águas balneares, a especial atenção na limpeza urbana (particularmente nas 17 praias do concelho) e a criação de hortas comunitárias por todo o município.

Cascais tem ainda promovido ações de inclusão de cidadãos com mobilidade reduzida, como o Batismo de Mergulho Adaptado Dive for All, desde 2013, o programa Praia para Todos, que disponibiliza cadeiras anfíbias para proporcionar banhos de mar a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (tiralô) durante a época balnear, ou a criação de acessos adaptados em espaços públicos, como a praia da Duquesa.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0