Cascais recebe Imagem Peregrina de Nª. Srª. das Misericórdias

Na sexta-feira, 6 de janeiro, Cascais recebeu, pela primeira vez, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Misericórdias, numa celebração religiosa que juntou centenas de munícipes e convidados.
Esta Imagem "representa um traço de união e foi abençoada pelo Papa Francisco”, adianta a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, acrescentando que “vai ficar connosco durante quinze dias (ver programa abaixo). Vamos levá-la aos idosos, a um centro com crianças com grandes problemas, aos centros de convívio, à paróquias de Cascais e de Alcabideche”, refere Isabel Minguéns.

Nesta celebração religiosa, o presidente da Câmara de Cascais anunciou que “juntamente com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais e a contribuição da Junta de Freguesia de Cascais, a Câmara Municipal de Cascais vai, finalmente, responder a mais um anseio de tantos anos que é a recuperação da Igreja da Misericórdia de Cascais, construída depois do terramoto de 1755”. Carlos Carreiras salientou ainda que “lembrando as palavras do Papa Francisco, é preciso ir, cada vez mais, às periferias, ir ao encontro dos que mais sofrem, dos que são mais frágeis e dos que são mais pobres. Esse é um trabalho que a Santa Casa da Misericórdia de Cascais faz, em Cascais, desde 1551”.

O Largo da Misericórdia, em Cascais, foi pequeno para acolher esta celebração religiosa. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Misericórdias foi entregue pelo provedor da SCM de Oeiras à provedora da SCM de Cascais. À chegada da Imagem, foram entoados cânticos pelos alunos da Escola Frei Gonçalo de Azevedo. Seguiu-se uma Eucaristia.

A Imagem Peregrina fica no concelho até 20 de janeiro, seguirá depois para Sintra. Esta peregrinação pretende visitar todas as misericórdias do distrito de Lisboa.

Receção da Imagem de Nossa Senhora das Misericórdias - Nossa Senhora do Manto Largo, em Cascais:

Dia 6 de janeiro

15h00 - Receção da Imagem no Largo da Misericórdia entregue pela Santa Casa da Misericórdia de Oeiras

15h30m - Eucaristia na igreja da Misericórdia

Dia 7 de janeiro

10h00 - 12h00 e das 15h00 - 17h00 - Imagem em Veneração na Igreja da Misericórdia de Cascais

Dia 8 de janeiro

09h00- Eucaristia Dominical na Igreja da Misericórdia

Dia 9 de janeiro

14h30 - Terço no Centro de Dia Torre

Dia 10 de janeiro

14h30 - Terço no Centro de Dia São Miguel

15h30 - Terço no Centro de Dia Cascais

Dia 11 de janeiro

18h00- Visita e terço na Capela do Centro de Alojamento Temporário de Tercena

Dia 12 de janeiro

15h00 - Eucaristia no Centro de Convívio Natael Rianço

21h00- Vigília e oração na Casa Grande da Galiza

Dia 13 de janeiro

Acolhimento da Imagem na Igreja da Misericórdia.

21h00 - Procissão e acolhimento da Imagem na Igreja Paroquial de Cascais

Dia 14 de janeiro

Imagem em Veneração na Igreja Paroquial de Cascais

Dia 15 de janeiro

Eucaristias dominicais na Igreja de Alcabideche

Dia 16 de janeiro

18h00 - Eucaristia na Residência Sénior Prof. Maria Ofélia Leite Ribeiro

Dia 17 de janeiro

18h00- Oração na capela da Residência Sénior das Fisgas

Dia 18 de janeiro

20h45m- Conferencia Dr. Jorge Santos –“Repensando as obras de Misericórdia”- na Sede da Santa Casa da Misericórdia de Cascais

Dia 19 de janeiro

17h00 - Receção da imagem no Centro de Apoio Social do Pisão

Dia 20 de janeiro

15h00- Eucaristia no Centro de Apoio Social do Pisão

18h30- Entrega da Imagem à Santa Casa da Misericórdia de Sintra

Sobre a Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Misericórdias |  Esta Imagem iniciou a sua peregrinação no distrito de Lisboa em 2016, após a sua aquisição por parte do Secretariado Regional de Lisboa da União das Misericórdias Portuguesas, aos Missionários da Consolata. Esta peregrinação pretende visar todas as misericórdias do Distrito de Lisboa, neste ano extraordinário de Misericórdia, tendo já percorrido, entre outras, as misericórdias de Loures, Póvoa de Santo Adrião e Ericeira. A imagem Peregrina de Nossa Senhora das Misericórdias chegou  neste dia 6 de janeiro de 2017 da Misericórdia de Oeiras, acompanhada pelo Provedor da SCM de Oeiras, com destino a Cascais onde foi recebida pela provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais.