Cascais recebe, pela primeira vez, Surf Films Road Show com pegada solidária

Depois do sucesso da 4ª edição do Allianz Portuguese Surf Film Festival, volta à estrada o SURF FILMS ROADSHOW. Esta é a oportunidade de ver ou rever alguns dos filmes mais emblemáticos da última edição deste festival, que traz o melhor do cinema internacional de surf a Cascais.
Durante o mês de outubro haverá edição redobrada do evento com a realização de dois Roadshows: Cascais, a 9 de outubro, no Auditório da Casa das Histórias Paula Rego, e Nazaré, no fim de semana seguinte.

Em Cascais este evento com pegada solidária tem prémios para oferecer. Dia 9, traga três amigos e habilite-se a ganhar uma t-shirt do evento. Há 10 para ganhar, mas é só para os mais rápidos. Boa sorte!

“Em Cascais, o Surf não é apenas sinónimo de um dos desportos mais populares do concelho – e só isso seria muito bom. Em Cascais o Surf é sinónimo de turismo, de criação de cadeias de valor e de postos de trabalho. E é também cultura e entretenimento, com o Allianz Portuguese Surf Film Festival. Depois das praias do Guincho e Carcavelos, o espetáculo das ondas passa para a Casa das Histórias Paula Rego. A prova de como vivemos o Surf intensamente em Cascais”, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Os filmes que ganharam os prémios de melhor curta (Shorts Best) e melhor em sustentabilidade (Sustainable Best) serão exibidos em Cascais.

A curta Three Stones from the Sun, do francês Sebastien Zanela, transporta-nos para a mente de Dave Rastovich. Um retrato intimista, filmado na casa de Dave “Rasta” Rastovich, em Byron Bay, onde nos revela a sua perspetiva do surf profissional, a sua filosofia de vida, ou até os encantos das flores murchas.

Headache é o segundo filme premiado a ser exibido, do alemão Felix Gänsicke, com uma apaixonante fotografia de surf nas águas geladas da Islândia, Escócia, Dinamarca e Alemanha, em cenários de cortar a respiração.

As ondas grandes da Nazaré servem de inspiração para a seleção de filmes do Surf Films Roadshow a ter lugar nesta cidade.

Para assistir ao Surf Films Roadshow será solicitada ao público a doação mínima de 1€ para a instituição escolhida. Se as pessoas optarem por doar mais, cada 3€ darão imediatamente direito a uma T-Shirt do festival ou a uma latinha das conservas “Cego do Maio” com edição especial e limitada, dedicada a estes dois Surf Films Roadshows.
Em Cascais, a instituição que irá receber a totalidade das receitas será a Casa Grande da Galiza, que pertence à Santa Casa da Misericórdia de Cascais (SCMC).
As verbas angariadas destinam-se à aquisição de bolas de Rugby para o projeto da Escolinha de Rugby da Galiza (um dos projetos da Casa Grande),  que envolve cerca de 174 crianças e jovens.

O Allianz Portuguese Surf Film Festival traz o cinema de surf internacional. Desde a sua primeira edição, e que inclui também todas as etapas do Surf Films Roadshow, um pouco por todo o país, é destacada a intervenção social sempre presente nas atividades do festival. E desta vez não é exceção.
Estes Surf Films Roadshows têm o apoio das Câmaras Municipais de Cascais e da Nazaré. O Allianz Surf Film Festival é patrocinado pela Allianz Portugal e com produção executiva da Mind Act. Contam como media partners a Surf Portugal, Surf Total, Beachcam, Jornal i, Fuel TV e a Bola TV."