Cascais reforça apoio solidário a famílias fragilizadas | Loja “Partilha – Espaço solidário” abre no Estoril

Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, Junta de Freguesia do Estoril, Centro Paroquial do Estoril e o Movimento Famílias SOS da Paróquia do Estoril, foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 7 de janeiro, a Loja Solidária “A Partilha”, no Estoril. Tal como o nome indica, este é um espaço de partilha de diversos bens, em complemento das respostas sociais já existentes.

Em vez de simplesmente comprar, esta é uma loja onde também se pode doar bens de vários tipos. Das roupas e calçado em bom estado que, depois, são vendidos a preços simbólicos, aos bens alimentares não perecíveis, artigos de higiene e limpeza, todos os artigos são bem-vindos. A loja, que é a  sexta de caráter  solidário a abrir portas no concelho, tem ainda o espaço "Nós Ajudamos" que é vocacionado para a compilação e cruzamento de procura e oferta de emprego, assim como o aconselhamento nas áreas jurídica e de emprego.

A proposta partiu de um grupo de voluntárias da Paróquia do Estoril, o Movimento Famílias SOS e pretende acudir aos novos casos de dificuldade e fragilidade social, sobretudo fruto de situações de desemprego que não têm poupado famílias inteiras. “A ideia é chegar às famílias que não conseguem resposta junto das Instituições Particulares de Solidariedade Social. Queremos ser um complemento e ajudar aqueles que não têm qualquer tipo de apoio, muito embora precisem e de que maneira”, explica Lú Calvário, coordenadora da equipa de voluntárias que assegura o funcionamento de “A Partilha”.

Para Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, este equipamento é mais uma “âncora na construção e no reforço do espírito de solidariedade e de comunidade, ajudando a garantir dignidade na dificuldade provocada pelo fenómeno de tsunami social que está a atingir o país”.

A Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia do Estoril apoiam nas despesas de funcionamento da loja.

Quem quiser doar bens pode fazê-lo directamente na loja, que dispõe de um pequeno armazém.

Morada: Edifício Estoril Garden, Avenida Aida, Estoril, n.º 613. A loja está aberta ao público de segunda a sábado, das 11h00 às 18h00.