Cascais Swim Challenge na rota da elite mundial

O Cascais Swim Challenge, prova anual de natação em águas abertas, integra a partir deste ano o mais importante Circuito Mundial da modalidade, o World Open Water Swimming Series. Cascais (Portugal) já faz parte da elite mundial de natação em águas abertas, até agora restrita apenas três países: Reino Unido, Itália e Polónia.
A integração partiu do convite da Associação Mundial de Natação em Águas Abertas (World Open Water Swimming Association  -WOWSA) que reconhece a beleza do cenário da Praia da Duquesa e a qualidade organizativa do evento português.

A prova, cujas inscrições estão já a decorrer, realiza-se dia 7 de junho, véspera do Dia Mundial dos Oceanos e integra a Semana Azul, semana dedicada aos oceanos e na qual se incluem o Plasticity Forum, a cimeira “Economist’s World Ocean Summit” e a Portugal’s Blue Week ou Semana Azul de Portugal, com diferentes iniciativas em Cascais.

Organização conjunta da 3 Iron Sports, da Associação de Nadadores dos Estoris e da Ocean Recovery Alliance com o apoio da Câmara Municipal, o Cascais Swim Challenge – Swim for the Ocean conta este ano também com a parceria ambiental da Ocean Recovery Alliance, associação norte-americana sem fins lucrativos que visa aproximar ideias, tecnologia e criatividade para desencadear projectos inovadores que ajudem a melhorar os oceanos.

Ao associar-se ao Ocean Recovery Alliance a prova de Cascais reforça a mensagem contra a poluição das praias e oceanos - anualmente são lançados aos oceanos mais de 8 milhões de toneladas de lixo plástico e cerca de 1,5 milhões de animais morrem devido à ingestão de plástico. Cascais integra assim o primeiro "Swim for the Ocean", circuito global de eventos que irá decorrer em 16 palcos diferentes, cujo objetivo é criar uma nova onda de embaixadores do oceano.

Esta adesão representa um acréscimo de qualidade e quantidade ao evento de Cascais, uma vez que atrairá centenas de nadadores de toda a parte do planeta, à procura de competição, prazer, turismo e, claro, pontos para o ranking mundial. Assim, na sua quarta edição, o Cascais Swim Challenge passa agora a ser denominado Cascais Swim Challenge – Swim for the Ocean.
“É um passo de gigante para o Cascais Swim Challenge – Swim for the Ocean. Para as pessoas entenderem melhor, é como se a nossa prova passasse a integrar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1”, declarou Jorge Paulo Pereira, Diretor do evento.

"Damos calorosamente as boas vindas ao Cascais Swim Challenge e ao seu diretor Jorge Paulo Pereira. A sua visão e capacidade para organizar um evento competitivo, seguro e num local maravilhoso, com ênfase na proteção e conservação marítimas, vai exatamente ao encontro dos objetivos da World Open Water Swimming Series (WOWSS)”, disse Steven Munatones, presidente da Open Water Swimming LLC, que gere tanto a WOWSA como a WOWSS.

A 4ª edição do Swim Challenge Cascais será composta por:
Milha Oficial (1852 metros)– o equivalente ao comprimento de quase 18 campos de futebol): para atletas federados
Milha Open (1852 metros): para a população em geral, com partida, meta e transição da primeira para a segunda volta fora de água. Será permitido fato isotérmico.
Percursos Kids (200m ou 400m): para os mais novos, com partida, meta e transição da primeira (200m) para a segunda volta (400m) fora de água. Será permitido às crianças serem acompanhadas, extracompetição, por um adulto, na prova de 200 m.

Mais informações e inscrições em: http://www.swim-challenge.com/pt/home

Sobre o Cascais Swim Challenge – Swim for the Ocean | Organização conjunta da 3 Iron Sports, da Associação de Nadadores dos Estoris e da Ocean Recovery Alliance, conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Fundação O Século, Plasticity, Duche Bar, Lindley, Adecco, Everis, Vila Galé Hotéis, Swim Channel e ZIPVIT. Além da vertente competitiva, na distância de uma milha, esta prova decorre num circuito rectangular criado em águas abertas na Praia da Duquesa. Constitui uma verdadeira festa em terra e no mar, para atletas de todas as idades e níveis de preparação. Simultaneamente é uma ação de alerta para o flagelo do lixo nos Oceanos.

Sobre a World Open Water Swimming Series (WOWSS): Oferece uma rede global de provas de natação em águas livres que atrai nadadores de todas as idades, capacidade e provenientes de contextos distintos, desde nadadores olímpicos, profissionais de maratonas em águas abertas ou triatletas a atletas com deficiência e pessoas que começaram apenas agora a praticar natação.  O Circuito Mundial WOWSS oferece ainda a possibilidade de atletas de todos os grupos e idades competirem para um ranking mundial, além de encorajar as organizações das provas e os nadadores serem, também eles, vigilantes da limpeza e equilíbrio dos Oceanos e costas marítimas.

Inscrições online em curso | As inscrições já estão disponíveis no site oficial e há descontos para clubes que se inscrevam até ao prazo previsto no Regulamento.

Circuito Mundial WOWSS 2015:
Janeiro | Cold Half Extreme Marathon Swim (Hong Kong)
Fevereiro | Quellé Midmar Mile (Pietermaritzburg, África do Sul)
Maio  | Miami Mile (Miami, Florida, EUA.) abril El Cruce (Cancún, México)
Junho  | Swim Challenge Cascais (Cascais, Portugal)
Julho  | Jax Sheko Challenge (Hong Kong); Henley Mile (Henley-on-the-Thames, United Kingdom)
Agosto | Vibes & Scribes Lee Swim (Cork, Irlanda); Hellespont and Dardanelles Swim (Turquia); Aichi Crossing (Nagoya, Japão); BCT Gdynia Marathon – Open (Polónia)
Setembro | Waikiki Roughwater Swim (Oahu, Havai)
Outubro  | Swim The Island (Itália)
Novembro | The Five (Hong Kong)
Dezembro | Queen of the Sea (Rio de Janeiro, Brasil); Stroke for Egypt (Mar Vermelho, Egito)