Cascais tem a mais longa Época Balnear do País

A mais longa época balnear de Portugal abriu hoje, 1 de maio em Cascais, prolongando-se até dia 30 de setembro. Com a qualidade da água assegurada e com um reforço de investimento na ordem dos 500 mil euros na limpeza e manutenção das praias, a época balnear foi oficialmente aberta com uma recriação histórica em pelo areal da Praia da Conceição.

Pelo segundo ano consecutivo, Cascais não vai hastear bandeiras azuis por divergências  com a Associação Bandeira Azul da Europa. Desde 2016 que o município de Cascais recusa hastear bandeiras azuis e, consequentemente, este ano não apresentou qualquer candidatura à Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A qualidade das águas mantém-se totalmente assegurada.

"Temos orgulho no trabalho feito ao longo do ano e no esforço das entidades que garantem a qualidade das nossas praias todo o ano", afirmou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, explicando que em causa estão divergências quanto ao método de análise da qualidade das águas: enquanto a Agência Portuguesa do Ambiente (as análises oficiais para a ABAE) realiza análises mensais, Cascais contrapõe com análises semanais por uma questão de rigor. Basta que a análise mensal seja feita num dia de chuva para comprometer o seu resultado. Daí a exigência da autarquia para que a ABAE aceite as suas análises semanais, que são efetuadas pela Águas de Portugal.

Ou seja, este ano Cascais decidiu nem sequer apresentar candidaturas e assim não faz parte da lista de praias com bandeira azul hoje divulgada pela ABAE.

A qualidade da água continua, como sempre foi, assegurada pela autarquia (mantêm-se as análises semanais à água efetuadas pelas Águas  de Portugal).

Só em 2016 foram efetuadas mais de 500 análises. A limpeza mecânica dos areais continuará a ser assegurada, diariamente, pela Cascais Ambiente. Com o apoio de quase um milhar de jovens que integram o Programa de voluntariado “Maré Viva”, Cascais reforça os serviços básicos de prevenção, vigilância e segurança nas praias.