Cascais vai ter uma das melhores universidades do mundo

A NOVA School of Business and Economics (SBE), que vai nascer em Carcavelos,  foi considerada uma das melhores escolas a nível internacional. No ranking do Financial Times, a SBE subiu 17 posições, ocupando agora o 31º lugar entre escolas que lecionam os melhores mestrados de gestão no mundo, num universo de 80 cursos analisados.
“O que este ranking comprova é que a NOVA SBE é uma escola de classe mundial e um dos mais preciosos ativos na internacionalização do ensino português“, sustenta Carlos Carreiras. Para o Presidente da Câmara de Cascais, a Nova SBE, que terá o seu campus internacional em Carcavelos, “é provavelmente o mais importante projeto de desenvolvimento que Cascais abraçou na sua história recente e que criará uma nova centralidade no concelho.” Em resumo, a Nova SBE “é um projeto académico de excelência que reforça o posicionamento de Cascais como um concelho de modernidade, capaz de à escala global atrair o talento e o conhecimento.”

Em declarações à LUSA, Daniel Traça, diretor da Universidade NOVA SBE explica que “os resultados são reflexo da crescente internacionalização da escola e dos seus mestrados. Subimos muito o nível de candidaturas. Este ano, pela primeira vez temos mais candidatos estrangeiros do que portugueses, esclarecendo ainda que a atratividade internacional tem a ver também com a própria experiência internacional que estas formações proporcionam”. Esta é uma realidade que vem ao encontro da aposta de Cascais no Turismo Educacional.

As candidaturas têm crescido 40 por cento ao ano e os diplomados têm sido colocados no mercado de trabalho externo, com salários muito acima da média nacional.
“Quando tivermos o nosso campus em Carcavelos, no verão de 2017, vamos poder potenciar ainda mais esta estratégia [de crescimento e internacionalização] e obter ainda melhores resultados”, acrescentando que o concurso para iniciar obras deve ser lançado nos próximos dois meses. “Os nossos objetivos são ambiciosos. Muito do crescimento do novo campus será alimentado pelo crescimento de alunos nos programas de mestrado”, esclarece Daniel Traça.