Cascalenses desenvolvem catamaran para grande competição internacional

A Optimal Structural Solutions e a Tony Castro Design associaram-se para desenvolver um catamaran de última geração que vão levar a prestar prova no Campeonato do Mundo no Reino Unido. As empresas são de Cascais. O know-how é de Cascais. O catamaran está a ser construído em Cascais. A tripulação será de Cascais e A equipa chama-se “Team Cascais 2013”.

Não há que enganar: é uma equipa 100% made in Cascais. O consórcio nacional liderado pela Optimal Structural Solutions e pela Tony Castro Design está a desenvolver e a produzir em Cascais, há 12 meses, um catamaran de vela rígida que vai competir no próximo mês de setembro no International C-Class Catamaran Championship (ICCCC).

O catamaran da “Team Cascais 2013” vai lutar pelo título da ICCCC com equipas dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Suíça, Itália e França.

O ICCCC é uma classe única porque, ao contrário da maioria das provas, permite aos participantes testar soluções de design arrojadas e fomenta o desenvolvimento de soluções tecnologicamente avanças. Com a prova a iniciar-se a 21 de setembro, todo o tempo é pouco para a Optimal Structural Solutions e a Tony Castro Design ensaiarem as potencialidades do catamaran que deve começar os testes de mar em julho, na Baía de Cascais.

As duas empresas recorrem a tecnologia de ponta nas áreas dos materiais compósitos, estruturas ultraligeiras, hidrodinâmica, aerodinâmica e controlos, e afirmam-se já como lideres no seu segmento de atividade, num sector com enorme potencial para o país.

Centro de Mar de Cascais: os primeiros passos. Foi com o objetivo de explorar o filão inesgotável de oportunidades ligadas ao mar que a Câmara Municipal de Cascais apresentou recentemente o seu projeto do “Centro de Mar”. Empresas como a Optimal Structural Solutions e a Tony Castro Design fazem parte daquela que será a espinha dorsal do Centro de Mar: um polo de competências, de conhecimento e de talento, capaz contornar as crónicas limitações do crescimento económico nacional olhando para Atlântico. “Apenas num só projeto, o do Team Cascais 2013, percebemos a quantidade de áreas e de competências que têm de ir a jogo para termos sucesso na náutica desportiva e no desenvolvimento de novos modelos de barcos. E isto é apenas uma ínfima parcela das oportunidades que novos setores ligados à exploração do Mar nos vão confrontar. A hora de explorar as potencialidades do mar começou ontem; os portugueses têm de estar preparados para ela ou alguém fará aquilo que nós não fizermos e colherá os louros disso”, afirma Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Para o autarca, o horizonte de possibilidades é enorme. “Temos de ser capazes de explorar o potencial energético, a nano fauna e a nano flora marítima, o património minerais, a construção naval e as pescas, o ensino… há um sem fim de atividades ligadas ao Mar para a qual precisamos de pessoas, de empresas e de ação.” Carlos Carreiras considera que é para esta realidade que o Centro de Mar vai nascer, não escondendo que, como o exemplo do “Team Cascais 2013” mostra, a aposta no Mar permitirá “criar cadeias de valor e de riqueza, que em última análise se materializam em postos de trabalho.”