Clean Up The Atlantic 2014: mais de 700 quilos de lixo recolhidos por 91 voluntários

Durante a 7.ª edição do Clean Up The Atlantic, que decorreu hoje, dia 17 de maio, nas praias dos Pescadores e Parede, foram recolhidos mais de 700 quilos de resíduos do fundo do mar e arribas. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia - APPSA - e do Centro de Mergulho Cascais Dive Center, contou com a participação de 91 voluntários.

À semelhança do ano passado, a limpeza Clean Up the Atlantic realizou-se também nas arribas da praia da Parede, onde os voluntários recolheram sobretudo plásticos, nomeadamente sacos e garrafas. Por sua vez, na praia dos Pescadores - no palco tradicional do Clean Up - os mergulhadores retiraram do fundo do mar vários objetos, como um colchão, um carrinho de supermercado, botas, pneus, estores, armadilhas de pesca, âncoras, latas e garrafas de vidro.

Estes resíduos podem ser prejudiciais para a fauna e flora marinhas. Alguns animais, como os pepinos, ouriços ou as estrelas-do-mar, ficam presos em garrafas ou covos de pesca. Há ainda o risco de os animais confundirem as partículas de lixo com alimento ingerindo-as, o que constitui um elevado risco e coloca em causa a sua sobrevivência.

No sentido de alertar a população para a importância de evitar deixar lixo nas areias das praias ou atirar para o mar, no final do Clean Up os resíduos ficaram expostos na Baía de Cascais.

Esta é a sétima edição da iniciativa, promovida pela autarquia com o objetivo sensibilizar a opinião pública para os efeitos negativos da poluição marítima e, paralelamente incentivar a prática de mergulho no concelho. Desde que iniciou, em 2008, permitiu que fossem retiradas do fundo do mar cerca de nove toneladas de resíduos.

Este ano a iniciativa esteve integrada nas comemorações do Dia da Marinha que decorrem em Cascais até dia 20 de maio.