Colaboradores da Câmara de Cascais angariam 6.000€ para Operação Nariz Vermelho

Mais de 3000 narizes vendidos, o que se traduz em 6.000€ angariados. É o resultado de uma campanha realizada na Câmara Municipal de Cascais a favor da Operação Nariz Vermelho, que se dedica a tornar mais alegre a vivência das crianças em situação hospitalar. Dia 21 de julho, a Casa das Histórias de Paula Rego foi palco da entrega dos fundos recolhidos pelos colaboradores do município, que contou com a presença do presidente da autarquia, Carlos Carreiras.

Verdadeira operação de “team building” interno na Câmara Municipal de Cascais, a venda de narizes por parte de 290 colaboradores da autarquia decorreu entre 20 de junho a 16 de julho, período durante o qual foram distribuídos mais de 3.000 narizes. Desta forma foi possível mitigar os efeitos da crise junto da Associação Nariz Vermelho, dado que devido ao contexto económico-financeiro a Câmara Municipal de Cascais foi forçada a reduzir para 50% do valor do apoio até aqui concedido no âmbito do protocolo celebrado com esta associação.

Tal como explica Frederico Pinho de Almeida, vereador da Ação Social no município, o corte “não foi uma notícia muito simpática”, pelo que “foi muito importante o esforço conjunto dos funcionários do município” que conseguiram vender um número significativo de narizes vermelhos e angariar mais de 6.200 euros: ”o valor que se conseguiu angariar já cobriu a verba que tínhamos de reduzir, por isso esta campanha não podia ter corrido melhor”, orgulha-se o vereador.

E haverá mais ajuda sempre que preciso: “com esta ação conseguimos roubar muitos sorrisos e de certeza que voltaremos a repetir esta campanha, mas para o ano, esperamos alargar para o setor empresarial local e juntas de freguesia”, revela Ana Canas, do Departamento de Recursos Humanos.

Reconhecendo que esta parceria foi muito importante para a associação, Rosária Jorge, diretora executiva da Operação Nariz Vermelho, explica que, “sendo uma solução alternativa, a venda de narizes permitiu colmatar a diferença no apoio habitualmente cedido pela Câmara Municipal de Cascais, parceiro de longa data”.

Colaboração da Câmara Municipal de Cascais | A colaboração entre a Câmara Municipal de Cascais e a Operação Nariz Vermelho existe desde 2004 tendo sido dinamizadas nesse ano algumas iniciativas pontuais. Em 2005 deu-se continuidade à colaboração, no âmbito do Programa Adote um Palhaço. Este programa permitiu até 2012 a visita dos Doutores Palhaços a 12.916 crianças e 9.669 adultos. A Câmara Municipal de Cascais foi a primeira autarquia do país a apoiar esta iniciativa a nível hospitalar desde 2005, num total de investimento entre 2004 e 2013, de 110.500 euros.

Sobre a Operação Nariz Vermelho | Instituição Particular de Solidariedade Social sem vinculações políticas ou religiosas, a ONV promove, todas as semanas, visitas de Doutores Palhaços às enfermarias pediátricas de treze hospitais do País. O principal objetivo da ONV é transformar momentos, tornando mais alegre a vivência das crianças e dos seus familiares no hospital. Oficialmente constituída em 2002, a Operação Nariz Vermelho conta atualmente com uma equipa de 22 Doutores Palhaços e nove profissionais nos bastidores e visita cerca de 40.000 crianças por ano. O trabalho dos artistas é remunerado, sendo a associação a oferecer aos hospitais esse serviço. A associação angaria os fundos necessários junto de empresas, sócios e através de campanhas. Contando já com vários prémios no seu portfólio, a Operação Nariz Vermelho foi distinguida em 2005 com o prémio Serviços Sociais, atribuído pelo Hospital do Futuro. Já em 2006 a operação recebeu o Diploma de Reconhecimento de Mérito pela Ordem dos Médicos, e em 2009 recebeu pelas mãos da Assembleia da República o Prémio de "Direitos Humanos".
Para saber mais sobre a Operação Nariz Vermelho consulte o site www.narizvermelho.pt