Com o Desporto na massa do sangue

Cascais quer ser a Cidade Europeia do Desporto em 2019 e a sua candidatura está carregada de pergaminhos que a sustentam solidamente. A candidatura é a consequência das suas naturais condições para a prática desportiva, dos equipamentos de que dispõe e que disseminam o gosto pela atividade física competitiva e amadora, a sua precocidade na prática nacional de algumas modalidades, o facto de servir de berço, ou local de eleição, para grandes campeões, mas também a utilização do desporto como instrumento de inclusão social.

A 20 de julho no Clube Naval de Cascais a autarquia agarrou um novo desafio: Ser a Cidade Europeia do Desporto em 2019. Na apresentação da candidatura Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais realçou o facto de, no concelho residirem grandes campeões e campeãs de várias modalidades e uma rede de equipamentos e de condições favoráveis à prática desportiva, que a natureza proporciona a nível de mar e serra”.

Referia-se Carlos Carreiras a uma orla costeira com 30 km de praia, um território 30% ocupado por parques naturais e um clima que convida à prática do desporto ao ar livre. Mas também aos 70 km de ciclovias projetadas até ao final do ano e muitos outros equipamentos como 51 polidesportivos, 32 deles disponíveis diariamente para utilização dos munícipes, 18 pavilhões desportivos, utilizados por clubes e escolas do concelho, 7 espaços fitness, em suma um conjunto de equipamentos e condições que simplificam a introdução nas rotinas quotidianas dos cidadão a prática saudável do desporto.

O contraste na paisagem cascalense, o mar e a serra, numa relação de extrema proximidade, são detalhes de ponderação nos programas de preparação de atletas de alta competição mas, em Cascais, são sobretudo também condições que alargam o leque de escolha para quem vê na prática desportiva não mais do que hábitos de uma vida saudável

Essa vida saudável não está dissociada do forte movimento associativo que enquadra perto de 94 mil munícipes na prática desportiva, razão pela qual a autarquia apoia cerca de 80 clube e associações, apoios que vão da ajuda financeira ao apoio logístico ou até associando-se como parceira na realização de eventos.  no concelho 181 entidades promotoras de desporto, associações, clubes desportivos, escolas desportivas especializadas, academias e ginásios, cooperativas, ipss e colégios. E, a esta componente associativa junta-se o desporto escolar, num programa que, nos últimos cinco anos, trouxe para a prática desportiva perto de 10 mil crianças de 44 escolas.

Se há um programa de atividades regulares articuladas com os diversos agentes, parceiros que preenchem um calendário eclético de atividades desportivas (do Fitness, ao ar Livre, dos desportos náuticos aos desportos natureza), no plano do desporto espetáculo, a autarquia proporciona a realização de grandes eventos, como são exemplo disso o Ibercup, o torneio de futebol jovem mundial, ou o Iroman, a maior prova de Triatlo do mundo que se vai realizar no início de Setembro em Cascais.

À saudável prática do desporto, seja ela competitiva ou amadora, associativa ou escolar, associa-se uma outra dimensão, a dimensão social. Como se refere na candidatura de Cascais a Cidade Europeia do Desporto 2019, para além da importância formativa que o cidadão vai buscar à ética desportiva, e que contribui decididamente para um comportamento de tolerância, de respeito pelos outroshá ainda a função inclusiva do desporto e, nesse contexto, Cascais tem um conjunto de programas muito bem sucedidosSão disso exemplo a vela adaptadao dive for all (mergulho adaptado) Surf.Art (ver pag. 3) e os Seniores em Movimento.

É este o perfil de um concelho onde se deu o primeiro pontapé de saída do futebol português, ou se registou o primeiro serviço no ténis em Portugal, um concelho que tem o desporto na massa do sangue. HC