Começou a época balnear em Cascais

Na cerimónia estiveram presentes Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, o vereador Nuno Piteira Lopes, Paulo Sousa Costa, Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos, e Mário Domingues, Capitão do Porto de Cascais.

“Quando começamos a ter uma afluência muito grande às nossas praias tentamos cumprir o nosso primeiro grande objetivo ao antecipar a época balnear, mas também ao prolongar a época balnear como tem acontecido. Oficialmente acaba a 15 de Setembro, mas nós prolongamos até 30 de Setembro e se as condições meteorológicas se mantiverem, como foi o caso do ano passado, até 15 de Outubro. Nós temos todas as condições para prestar segurança nas nossas praias, com os nossos nadadores salvadores, com a autoridade marítima, com o Instituto de Socorros a Náufragos”, sublinha o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.

“Cumprimos o desenvolvimento das nossas atividades económicas, com os nossos concessionários, que são parceiros e empregam muitas pessoas esta época. Nós estamos perfeitamente convictos que esta opção que já tomamos há uns anos a esta parte é uma opção correta porque nos tem permitido no aspeto da segurança, de nenhuma morte nas nossas praias, e cada vez somos mais procurados pelos nossos cidadãos, pelos estrangeiros que também nos visitam”, reforça o autarca.

“Queria enaltecer aqui o trabalho da Câmara de Cascais. É importante que haja aqui sinergias entre Câmara Municipal, os concessionários, os nadadores salvadores e depois a autoridade marítima nacional para que decorra a época balnear em segurança, que é o que nós queremos”, diz o Comandante Paulo Sousa Costa, diretor do Instituto de Socorros a Náufragos.

“Os nadadores salvadores de uma praia vigiada têm um requisito para prestar assistência a um banhista em dificuldade de três minutos, portanto, em três minutos o socorro deve ser prestado e a pessoa deverá ser salva nesse espaço de tempo”, explica o Capitão Mário Domingues, do Porto de Cascais.