Como reagir a fenómenos naturais de risco

“Riscos Naturais” é o tema escolhido para debate na VI Semana da Proteção Civil, que decorre em Cascais entre 27 de março e 2 de abril, por iniciativa da Câmara Municipal e do CascaiShopping.

O objetivo principal do evento é sensibilizar toda a população para a necessidade de adoção de uma cultura de Prevenção e Planeamento de Emergência, envolvendo o maior número de pessoas no evento, público em geral, escolas e técnicos de proteção civil.

A abertura oficial tem data marcada para o dia 27 de março, às 15h00, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do diretor do CascaiShopping, Luís Vilhena de Mendonça, e de representantes das entidades participantes.

Ao longo da semana, as várias entidades que integram o Sistema Municipal de Proteção Civil de Cascais vão estar presentes com demonstrações para dar a conhecer à população a importância das suas atividades de prevenção e minimização de riscos em situações de emergência. Demonstrações técnicas, grupos cinotécnicos, demonstrações equestres, mass training, exposições e atuações musicais, entre outras atividades integram o programa da VI edição da Semana da Proteção Civil de Cascais.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais refere a importância dada nesta autarquia à Proteção Civil: Desde que assumi a presidência da CMC tenho vindo a reforçar a necessidade de termos serviços de proteção civil cada vez mais preparados e informados. Isso passa pela informação a cada um dos 210 mil  cascalenses, para que todos se sintam preparados para ser agentes de proteção civil. Hoje, os Cascalenses podem  estar seguros que, no que diz respeito à proteção civil, tudo aquilo que se pode fazer,  prever, planear, está feito”.

Luís Vilhena de Mendonça, diretor do CascaiShopping, refere que “ano após ano, o interesse da população no evento tem crescido, principalmente entre crianças e jovens que são o futuro e um excelente veículo de informação aos adultos.” Entre as várias ações e demonstrações, esta edição “volta a contar com a presença das entidades ligadas à Proteção Civil que vão dar a conhecer medidas que podemos tomar para reagir a adversidades, adotando comportamentos adequados, trocando informações com as autoridades e apoiando quem mais precisa”, salienta o diretor do CascaiShopping.

Destaques do Programa |

Entre as atividades programadas, destaca-se no dia 31 de março, às 9h30, nos cinemas NOS do CascaiShopping, o Seminário “Proteção Civil – Comunicações, Aviso e Alerta” no qual serão analisados os riscos, as medidas de segurança e de proteção e como alertar a população em caso uma situação de emergência. O Seminário é aberto ao público, mediante inscrição prévia no sítio da Câmara Municipal de Cascais.

Entre os dias 27 e 31 de março, 1.100 alunos das escolas do concelho de Cascais participam em exercícios de salvamento, nas demonstrações da GNR e dos Bombeiros, possibilitando a todos os visitantes conhecer os procedimentos a adotar nestas situações.

No fim de semana de 1 e 2 de abril irão decorrer ações de sensibilização dirigidas à população: exercícios de intervenção da GNR no âmbito “Urban search and rescue”, descida com triângulo de evacuação e salvamento em edifícios da responsabilidade dos Bombeiros, simulação de acidente de moto com remoção de capacete da responsabilidade dos Bombeiros e MotoClube, bem como de Mass training da responsabilidade dos Bombeiros e uma intervenção do Grupo Operacional Cinotécnico da PSP.

A Semana da Proteção Civil conta com a participação das seguintes Entidades: ANAFS, SEF, Polícia Marítima, Polícia Municipal, as 5 corporações de Bombeiros de Cascais, GNR, Capitania do Porto de Cascais, ACES de Cascais, PSP, ASSOCIAÇÃO DE RADIOAMADORES DE CASCAIS, ANPC, THALES e Vodafone.

Consulte aqui o Programa