Conferência “Trainrebuild – Formar para reabilitar a Europa”, dias 18 e 19 no Estoril

Cascais acolhe, entre os dias 18 e 19 de abril, a Conferência “Trainrebuild – Formar para reabilitar a Europa”. A iniciativa decorre no Hotel Sana Estoril e integra o projeto “European Partners for the Environment" desenvolvido por um conjunto de entidades europeias e ao qual a Câmara Municipal de Cascais se associou no âmbito do Pacto dos Autarcas.

O TRAINREBUILT visa criar uma interação na cadeia de valor que respeita à reabilitação de edifícios, promovendo e acelerando a implementação da legislação da União Europeia em matéria de imóveis nos Estados-Membros.

Neste âmbito têm sido promovidas reuniões semelhantes à que agora irá decorrer no concelho, para se atingir dois grupos alvo: técnicos e associações de proprietários de imóveis e funcionários de autoridades locais ligados à reabilitação de edifícios cujas cidades, ou vilas, como acontece em Cascais sejam aderentes ao “Pacto dos Autarcas”.

O projeto destina-se à reabilitação de "edifícios residenciais", abrangendo também habitações unifamiliares e plurifamiliares, desde edifícios privados até aos edifícios para habitação social. De uma forma integrada pretende-se promover a formação de cerca de três milhões de proprietários de imóveis dos 27 estados membros por técnicos e profissionais cujo trabalho diário tem impacte direto sobre o design, aprovação, seleção, instalação, operação, manutenção, comercialização e marketing da construção sustentável. A longo prazo espera-se que 60.000 destes reabilitem os seus imóveis, situação que irá conferir a esta iniciativa uma dimensão europeia significativa, na promoção da transformação do mercado no sector da construção e desenvolver um efeito de escala para atingir as metas da UE 2020.