Conferências do Estoril 2015 | Fukuyama e Kasparov no último dia

Francis Fukuyama e Garry Kasparov são dois dos oradores a intervir no último dia das Conferências do Estoril 2015. Em cima da mesa estarão três temas da ordem do dia a nível mundial: Democracia, segurança e diálogo global. A religião e o diálogo entre as civilizações está também em destaque com D. Manuel Clemente, Sheik David Munir e Abraham Skorka.
Da parte da manhã será lançado um debate em torno da democracia – “Caleidoscópio da Democracia”, sob os olhares dos conferencistas João Carlos Espada, director do Instituto de Estudos Políticos - Universidade Católica Portuguesa, Eduardo Cunha, Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Eusébio Mujal – Leon, da Universidade de Georgetown, uma das universidades que mantém parceria académia com as conferências do Estoril. Este painel contará ainda com as contribuições do fundador e líder do Partido Pirata da Suécia, Rickard Falkvinge, empresário e político sueco, e também de Christopher Walker, director executivo do Fórum Internacional de Estudos Democráticos.

Paralelamente decorrerá um painel dedicado ao futuro da educação para os negócios.

Logo pela manhã, e paralelamente, ao debate principal, decorrerá, um painel dedicado ao futuro da educação para os negócios, ao ensino da gestão de empresas.
A meio da manhã, terá lugar a apresentação de um dos mais recentes parceiros académicos da iniciativa, a Cheung kong Graduate School of Business da China, representada pelo professor, Leslie Young. O objetivo desta escola é desenvolver nos atuais e futuros líderes uma visão global, um espírito humanitário e com ideias inovadoras.

As expectativas adensam-se ao longo da manhã, com o painel dedicado à religião e ao diálogo entre as civilizações. A moderação do debate estará a cargo do conhecido jornalista, Henrique Cymerman, que motivará a conversa entre D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, Sheik David Munir, Imã da Mesquita de Lisboa e Abraham Skorka, Reitor do Seminário Rabínico Latino-Americano.

Seguem-se as questões relacionadas com os novos paradigmas da segurança que  contam com a opinião de Laurence Chalmer, Professor Emérito na Universidade Nacional de defesa dos Estados Unidos, Bronislaw Misztal, embaixador da Polónia em Portugal, Vasco Rato, Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e Vandana Shiva, do Fórum Internacional da Globalização.

E porque desde a primeira edição do evento, a organização atribuirá um prémio ao melhor livro sobre Globalização - o Estoril Global Issues Distinguished Book Prize 2015, será entregue a Francis Fukuyama pela obra “Ordem Política e Decadência Política - Da Revolução Industrial à Globalização da Democracia”.
Ao final do dia, o mais famoso jogador de xadrez do mundo, Garry Kasparov, fala sobre a globalização, na conferência que encerrará a 4ª edição das Conferências do Estoril.

Sobre as Conferências do Estoril - «Desafios Globais, Respostas Locais» | É, talvez, o maior evento  internacional bianual realizado em Portugal sobre os desafios da globalização. A organização deste evento é responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais que conta com a colaboração de vários parceiros nacionais e internacionais pertencentes ao meio académico, institucional e empresarial. As Conferências do Estoril têm como objetivo criar um pólo de reflexão de nível internacional sobre os desafios da globalização, com particular atenção à relação entre os domínios global e local. Visam, ainda, afirmar Cascais, e Portugal, como ponto de encontro de algumas das mais conceituadas individualidades, organizações internacionais, universidades, centros de investigação e desenvolvimento, think tanks e organizações não-governamentais. As Conferências do Estoril incluem também a atribuição de dois prémios: o Estoril Global Issues Distinguished Book Prize, no valor de 10 mil euros à melhor publicação original sobre o tema das Conferências, e o Estoril Local Answers Award, no valor de 10 mil euros, ao projeto que melhor represente uma “Resposta Local” para um “Desafio Global”.