Conferências do Estoril 2015: Inauguração da exposição “Murar o Medo”

A 4ª edição das Conferências do Estoril arrancou hoje, dia 19 de maio, no Centro de Congressos do Estoril com a inauguração da exposição “ Murar o Medo“. Até 22 de maio, Cascais volta a estar no centro do debate das grandes questões mundiais sob o lema “Desafios globais, respostas locais”.

Ver o video making-off do projeto "Murar o Medo" AQUI

Inaugurada por José Ramos Horta, convidado especial da Cimeira da Juventude “Acreditando nas ideias dos estudantes”, e Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, a exposição é o culminar de várias semanas de trabalho, evidenciando a capacidade dos jovens de mudar o mundo.

“Está muito bem conseguida a exposição, mas, o que gostei mesmo de ver foi o entusiamo e a entrega dos jovens participantes neste projeto. Muitos deles estavam com medo, uma tela branca causa algum receio. Foi muito interessante vê-los perder o medo e exporem-se desta forma”, comentou Joana Arez, uma das artistas plásticas convidadas para o projeto que partiu do texto com o mesmo nome, proferido por Mia Couto na edição de 2011 das Conferências do Estoril.

Patente até dia 22, esta exposição é composta por várias representações do “Medo” trabalhadas por dezenas de jovens em oficinas orientadas pelos artistas do Cidadela Art District: Paulo Arraiano, Paulo Brighenti, João Paulo Serafim e Joana Arez a que se juntam Daniela Gomes e Filipe Romão.  “Ver uma tela grande exposta assim para tanta gente é fantástico e uma coisa que nunca pensei que acontecesse”, referiu entusiasmada Joana Faria, uma das participantes.

Já João Martins, um dos estudantes que veio participar no primeiro dia das Conferências do Estoril, totalmente dedicado à juventude, afirmou que “as obras expostas exprimem muito bem sentimentos, mas, de uma forma subtil que nos leva a refletir sobre os nossos próprios medos.”