Conferências no âmbito do “Millennium Youth Project” | 10 e 11 de março

Cascais está a participar no “Millennium Youth Project”, projeto de Educação para o Desenvolvimento e Direitos Humanos promovido pelo município de Ixelles, Bélgica. Localmente o trabalho está a ser desenvolvido pelo Agrupamento de escolas Frei Gonçalo de Azevedo parceiro da Câmara Municipal de Cascais.
Atualizado em 14 de março de 2015

O Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo representa Portugal neste projeto, que reuniu dezenas de jovens nos dias 10 e 11 de março na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana para falarem de (des)igualdades no mercado de trabalho e violência contra as mulheres.

Depois de, em 2013, ter assinado o protocolo que a ligou formalmente ao projeto “Millennium Youth Project”, a autarquia de Cascais e o Agrupamento de Escolas são os anfitriões de jovens estudantes belgas de visita a Portugal para concretizar a “Planning Advocacy”, uma campanha de sensibilização integrada no projeto que decorre em simultâneo nos sete países participantes.

Além de tomarem o pulso à realidade concelhia através da realização de uma curta-metragem, os estudantes registaram tudo o que foi apresentado em duas conferências na Biblioteca S. Domingos de Rana, mais precisamente:
Dia 10 de março: (Des)igualdades no mercado de trabalho, com a especial participação da Divisão de Promoção de Emprego e CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego
Dia 11 de março: Violência contra as mulheres, com a especial participação do Espaço S - espaço municipal de apoio a jovens para orientações sobre sexualidade, afetividade, crescimento, adolescência, estilos de vida, planeamento familiar e tudo o que possa preocupar os jovens; e Espaço V – gabinete em parceira com a Associação Torre Guia dedicado às questões da violência na juventude.

Visando contribuir para a sensibilização dos cidadãos europeus e não europeus, alunos e docentes, para os problemas e as questões do desenvolvimento, o “Millennium Youth Project” procura também promover a compreensão das interdependências entre os países do norte e do sul.

Com o apoio da Comissão Europeia, o projeto envolve a participação de 7 países, num total de 220 alunos do ensino secundário entre os 15 e os 18 anos. Alunos e professores receberam formação sobre melhores formas de atingir os objetivos do milénio, compromisso assumido pelos 189 Estados Membros das Nações Unidas até este ano de 2015.

Cascais participa neste projeto com Biarritz (França), Kalamu (República Democrática do Congo), Zababdeh (Palestina), Megido (Israel), Mizil (Roménia) e Ixelles (Bélgica). Compostas por 7 coordenadores municipais, 220 estudantes e 16 professores, as equipas receberam formação para agentes educativos em Educação para o Desenvolvimento, participaram em atividades de sensibilização e implementaram um projeto, partilhando boas práticas.

Depois desta visita a Cascais, os jovens vão ainda participar na apresentação de projetos num Festival a realizar em Ixelles,  na criação e divulgação de um manual pedagógico em Educação para o Desenvolvimento e posterior avaliação de todos este projeto.

Porque é o Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais o representante a nível nacional neste projeto?
A escolha prendeu-se com a promoção do “Ambiente Sustentável” refletida no projeto educativo do Agrupamento de Escolas. No decurso do projeto, foi também desenvolvido o projeto de combate à violência no namoro. As políticas de desenvolvimento local do município são igualmente incluídas e o Agrupamento tem sistemas de articulação criados com a Educação, Ação Social, Gabinete XXI, Cascais Próxima e RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente.

Momentos Millennium Youth Project:
Abril 2013 – Arranque do projeto: encontro preparatório de coordenadores de cada município, Bélgica.
Setembro 2013 – Assinatura, em Cascais, do acordo que designa o estabelecimento de ensino representante a nível nacional.
Março 2015 – Missão “Planning Advocacy”, visita de trabalho de jovens belgas participantes a Cascais.
Maio de 2015 – Encontro de encerramento em Ixelles: alunos e professores dos 7  países parceiros reúnem-se ao longo de cinco dias. A avaliação final será conhecida no final de 2015.

Objetivos do Milénio (apresentados pela ONU, adotados por 191 estados membros a 8 de setembro de 2000 e que se pretendem alcançar até 2015): Erradicar a pobreza extrema e a fome; Atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os géneros e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.