Conservatório de Música de Cascais abre Departamento de Dança no Monte Estoril

O Conservatório de Música de Cascais apresentou esta tarde (27.02) ao público o seu Departamento de Dança que a breve trecho quer transformar-se no Conservatório de Dança de Cascais. Com capacidade para até 200 alunos, o espaço aguarda ainda a homologação por parte do Ministério da Educação, mas entra já em funcionamento, na Rua do Viveiro, nº65, Monte Estoril.
Representando um investimento global de 160.000 euros do próprio conservatório, o novo departamento vem contribuir para diversificar suas atividades daquela que é a primeira escola oficial de ensino de música no concelho de Cascais apoiada pelo Ministério da Educação, através da Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo. “Inicialmente procurávamos novas salas para o Conservatório de Música, atualmente com 380 alunos”, explica o maestro Nicolai Lalov, diretor do Conservatório. “Só depois de vermos este salão enorme com 130 metros quadrados é que decidimos avançar primeiro para o Departamento de Dança. Depois, consoante o retorno, avançaremos para recuperar a restante área deste novo espaço criando novas salas para a música e também para balneários”, acrescenta.

Antigo supermercado, as instalações do Departamento de Dança distam cerca de 50 metros do Conservatório de Música de Cascais, instalado no Chalet Madalena (n.º 81 da Rua das Acácias, no Monte Estoril) que foi recuperado e cedido pela Câmara Municipal de Cascais.

Com capacidade para acolher até 200 alunos a partir dos três anos, o departamento de dança entra em funcionamento com apenas 20 alunos, número que Nicolai Lalov pretende ver crescer nos próximos tempos, sobretudo a partir de setembro, data em que é esperada a homologação como Conservatório de Dança por parte do Ministério da Educação.
“Temos de gerir bem o pouco dinheiro que temos para não prejudicar o funcionamento do Conservatório”, justifica o maestro, explicando que foi apenas recuperada e equipada parte do espaço disponível nestas novas instalações: “há uma área muito grande que ainda falta recuperar para mais salas e balneários”.

As modalidades disponíveis são: Barra no chão, Cardio-dance / zumba, Dança clássica, Dança moderna / contemporânea, Dança criativa, Dança terapia, Hip hop, Localizada, Música e movimento, Teatro e dança e Composição coreográfica.