Cumpriu-se a noite da família na despedida da Festa

As Festas do Mar fecharam em apoteose, com três grandes concertos de variados estilos, e com fogo-de-artifício sincronizado com música clássica.

A Orquestra Sinfónica de Cascais foi, mais uma vez, a escolhida para fechar o cartaz das festividades na Baía, desta vez interpretando um repertório composto por músicas de filmes da Disney. Desde "A Pequena Sereia" a "Frozen", passando pelos "Piratas das Caraíbas" (que levou o maestro Nikolay Lalov a conduzir a orquestra de pala no olho e chapéu de três bicos) e "O Rei Leão", que foi um dos pontos altos da sessão: a música foi pela noite dentro e culminou com a tradicional exibição de fogo-de-artifício sobre a Baía de Cascais, sincronizada, desta vez, com a peça "Quadros de uma Exposição", de Mussorgsky. Para o Maestro Nikolay Lalov, a harmonia foi conseguida: "Mesmo tendo em conta a dificuldade acrescida de sincronizarmos a música com os excertos em vídeo que iam passando nos ecrãs ao longo de todo o concerto, acho que acertámos em 95%. Músicas como "O Rei Leão" tiveram grande reação do público. Foi divertido, usar adereços e estar com o Rato Mickey em palco."

Antes, numa situação inédita nas Festas do Mar em anos recentes, decorreram dois concertos. O primeiro, a cargo de Filipe Gonçalves - conhecida figura da música e televisão portuguesas, que trouxe à Baía os sons quentes e dançantes de uma mistura entre neo-soul e funk, sempre pautados pela boa disposição. Uma atuação que teve, como momentos altos, os êxitos "Dança Joana" e "Ela Só Quer". O cantor assegura: "Este é um festival de boa energia. Só posso ficar feliz com este concerto. Dei, pelo menos, 20 autógrafos a estrangeiros - e só cantei em português. As Festas do Mar são um marco no calendário de concertos de Verão. Estar aqui foi a concretização de um sonho."

O segundo concerto esteve a cargo de uma das mais emblemáticas bandas do concelho: Ténis Bar. Liderada por Tozé "Pirata", o grupo passou por algumas versões de clássicos de rock dos anos 80, e também originais como "O Lobo", "Por Ti" e "Pirata". Após uma ausência de dois anos, este foi um regresso saudoso de Ténis Bar, que têm uma forte ligação, criada ao longo de muitas edições, com as Festas do Mar. Para Tozé, "foi um regresso muito bonito, muito participado. As Festas do Mar atingiram uma dimensão tal, que traz pessoas de fora de Cascais. Cada vez mais, é um palco que atrai muita gente."

As Festas do Mar deste ano destacaram-se ainda pela qualidade elevada da segurança pública. O presidente da Câmara Municipal de Cascais demonstrou-se muito feliz pela forma como o evento decorreu: "o relatório de segurança indica que não se verificaram quaisquer ocorrências - sempre em alegria, em tolerância, num bom clima. É isto que é Cascais e demonstrámos, com as Festas do Mar, como é bom viver aqui. Estou muito emocionado e dou os parabéns a todos os envolvidos."