Curso de técnico de Eletrónica Médica para alunos de Cascais

Cascais tem um novo curso técnico-profissional. Depois da Mecânica de automóveis ligeiros e da mecatrónica, a funcionar no Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, a parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e a Associação de Formação Para a Indústria (ATEC) foi alargada ao Agrupamento de Escolas de Alvide que, a partir deste ano letivo, está a preparar técnicos na área da Eletrónica da Saúde.
O novo curso insere-se na estratégia municipal de desenvolvimento do ensino técnico-profissional em que, de acordo com Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, o município quer apostar muito: “sobretudo nas áreas estratégicas da saúde, mar e turismo, em que se colocam novos desafios e novas oportunidades ao território. Todos temos talentos, competências e qualidades. Estes cursos são uma forma de os descobrir e potenciar”. Para isso, é importante trilhar um “caminho virtuoso” que envolve “trabalhar com os diretores das escolas”. O objetivo é garantir maior autonomia às escolas, porque, explica Carlos Carreiras, “os resultados são melhores”.

A funcionar desde o início do ano letivo e equivalente ao 12.º ano (nível 4), o novo curso vem responder à necessidade identificada no concelho de Cascais de especializar jovens nas áreas de gestão e manutenção de equipamentos eletrónicos aplicados à saúde. À Câmara Municipal de Cascais, além da valorização pública e valorização do projeto, facilitando a articulação entre ATEC, Escola e Ministério da Educação, compete um apoio financeiro de 11.500 euros para funcionamento do curso. O Agrupamento de Escolas responsabiliza-se pela integração do curso na sua oferta formativa, assegurando a sua coordenação pedagógica. À ATEC compete a supervisão técnica, pedagógica e de desenvolvimento curricular da componente tecnológica, tendo um papel relevante na formação aos docentes, fornecimento de equipamentos e na oferta de estágios os alunos.

“Há muito tempo que temos esta valência da eletrónica e eletrotecnia”, explica Rogério Félix Henriques, diretor do Agrupamento de Escolas de Alvide, feliz por, com este protocolo, poder avançar mais: “esta é uma oportunidade de os alunos desta turma, embora sejam apenas 12, serem os pioneiros no concelho ao nível do ensino na área da eletrónica de saúde”. Mais do que pioneiros, os alunos e alunas serão os “embaixadores deste novo curso perante o município e a comunidade”, reforçou o professor, acreditando que, para eles, se “abriram as portas para o sucesso”.

“É com uma enorme satisfação que estamos aqui para assinar mais este protocolo”, refere João Carlos Costa, da ATEC, associação parceira da Câmara Municipal de Cascais e Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo desde 2010. “O que se faz em Cascais deve servir de exemplo para outras comunidades e regiões do país”, salientou, referindo-se ao estabelecimento de parcerias entre as associações, empresas, município e escolas. “Esta abordagem é o caminho certo, pois as entidades locais estão mais sensíveis às necessidades dos seus cidadãos”, complementou. Aos alunos, o responsável da ATEC, lançou um repto para promoverem uma constante atualização de conhecimentos numa área de tecnologia de ponta: “depois deste curso não se pode parar. Não são só as máquinas que se tornam obsoletas, o conhecimento também. Para isso contem com a ATEC”.