Bibliotecas em Festa até 26 de abril | Atividades diversas e amnistia sobre empréstimos fora de prazo

Se tem em casa esquecido o livro de uma das bibliotecas municipais de Cascais, agora é o momento de o devolver e de reatar a sua ligação com estes espaços. Durante a iniciativa Bibliotecas em Festa, de 12 a 26 de abril, as bibliotecas aceitam os empréstimos atrasados e convidam a participar ativamente em múltiplas atividades promovidas pela Câmara Municipal de Cascais.

A semana das Bibliotecas em Festa arranca com a iniciativa “O meu livro preferido”, convidando os leitores a partilhar opiniões sobre o livro de que mais gostam. Os contributos recolhidos até 26 de abril vão estar em exposição nas três bibliotecas municipais.

Mas durante as Bibliotecas em Festa haverá iniciativas para todos os gostos e idades, como encontros com autores, animação infantil, teatro, workshops.

Um dos pontos altos ocorre dia 15 de abril, às 21h30, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana.

Nas “Noites com Poemas”, Vasco Lourenço evoca "O 25 de Abril, Hoje".

Destaque também para o Dia Mundial do Livro (23 de abril), altura em que a Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana comemora o seu 9º aniversário. A partir das 21h30 a d’Orfeu - Associação Cultural apresenta o espetáculo de humor “Muito Riso, Muito Siso” dando vida e voz a textos humorísticos de grandes vultos da literatura de expressão portuguesa.

Programa Bibliotecas em Festa de 12 a 26 de abril (ver folheto):

"O meu livro preferido"
Na primeira semana de abril, os leitores são convidados a partilhar a sua opinião sobre o livro preferido. Com os vários contributos será organizada de 12 a 26 de Abril uma breve exposição, em cada uma das três bibliotecas.

Amnistia nas Bibliotecas Municipais de Cascais
Os utilizadores das BMC com empréstimos em atraso são convidados a efetuar a devolução entre os dias 12 e 26 de Abril sem qualquer penalização. A devolução é efetuada de acordo com os procedimentos usuais (documentos danificados devem ser substituídos), podendo o utilizador efetuar novo empréstimo, sem qualquer restrição.

A Biblioteca mais perto
Bibliotecários deslocam-se a instituições de ensino profissional e formação de adultos para proporcionarem visitas guiadas “virtuais” aos diversos serviços e recursos disponibilizados gratuitamente nas Bibliotecas Municipais de Cascais. Uma campanha de sensibilização e de apresentação das bibliotecas que decorre entre os dias 21 e 24 de abril.

"O 25 de abril, Hoje" com Vasco Lourenço – integrada nas Noites com Poemas
15 de abril | 21h30
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DE RANA
Porque há quarenta anos abril nos abriu novos caminhos que tanto desperdiçamos na correnteza dos dias; porque abril fez descer à rua a poesia em tons de esperança; porque pode haver sempre um dia inteiro e limpo no abril que um homem quiser.

“ARTE NO LIVRO” - Exposição de encadernação artística e restauro
De 19 de abril a 17 de maio | de 2ª a sábado das 10h00 às 18h00
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CASCAIS – CASA DA HORTA DA QUINTA DE SANTA CLARA
Ocasião para se conhecer as técnicas, materiais e ferramentas utilizadas na encadernação artística e restauro de livros - trabalho desenvolvido por três gerações (Victor Luiz dos Santos, Fernando Pinheiro dos Santos e Andreia Tibério dos Santos) na arte de embelezamento do livro, transformando-o num objeto de luxo.

Apresentação da “Ervilha Doroteia”, personagem principal das histórias de Paula Ruivo
23 de abril | 10h30
BIBLIOTECA INFANTIL E JUVENIL
Alunos do pré-escolar e 1º CEB vão conhecer a Doroteia, uma ervilha muito divertida e refilona que adora viver grandes aventuras, como a entrada e integração na vida escolar (que para alguns meninos às vezes é tão difícil).

"As cozinheiras de livros” - Espetáculo (marionetas) pel’OS Valdevinos
23 de abril | 14h30
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CASCAIS – CASA DA HORTA DA QUINTA DE SANTA CLARA
Propõe-se às escolas do 1º CEB uma aventura fantástica numa viagem de sonho em que os livros têm o papel principal. Algo de muito estranho se passa… a cidade está em alvoroço e ninguém sabe a razão, mas a verdade é que não se sabe quando haverá livros novos!

“Até estranhas paragens” – Palestra pela Prof. Dra. Angélica Varandas
23 de abril | 17h30
AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL DE CASCAIS
No âmbito do ciclo de palestras “LER É VIAJAR”
A capacidade e a liberdade criativa de alguns autores levam-nos a mundos paralelos marcantes, desde o País das Maravilhas de Alice, passando pela escola de magia de Harry Potter, a mundos imaginários e paisagens deslumbrantes habitadas por hobbits, dragões, reis e orcs.

“Muito Riso, Muito Siso” - Espetáculo pela d’Orfeu Associação Cultural
23 de abril | 21h30
Por ocasião do 9º aniversário da Biblioteca
Espetáculo de humor, num solo de Luís Fernandes no papel de músico-diseur, que dá vida e voz a textos humorísticos de grandes vultos da literatura de expressão portuguesa, selecionados por Odete Ferreira.

"Fazer um Livro: da ideia ao papel” - Workshop para pais e crianças sob a orientação de Andreia Rasga
26 de abril | das 10h00 às 13h00
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DE RANA
Propõe-se uma manhã para pais e filhos, numa atividade sobre edição de livros. Todos os livros nascem de uma ideia e acabam nas mãos de quem os quer conhecer. Cada livro é um começo de algo novo e diferente, é uma janela aberta para um mundo de conhecimento e de divertimento também.

Encontro com o escritor David Machado
26 de abril | 16h30
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CASCAIS – CASA DA HORTA DA QUINTA DE SANTA CLARA
Convida-se o público a participar com o escritor David Machado numa conversa informal sobre o seu percurso particular enquanto escritor, sobre os seus romances e sobre os seus livros infantis, comentando-os e revelando aspetos menos conhecidos do seu processo criativo.