Dez anos do Programa Praia Saudável assinalados no Tamariz | “As parcerias têm dado ótimo resultado”

A Praia do Tamariz, no Estoril, foi palco, no dia 27 de maio, da cerimónia que assinalou a nível nacional o 10.º aniversário do Programa Praia Saudável. Um programa presente em 180 zonas balneares, que permitiu salvar, até hoje, mais de 700 pessoas. Melhorar a segurança, acessibilidade e ambiente das praias nacionais continuará a ser o objetivo desta iniciativa que têm continuidade até 2017.
Promovido pela Fundação Vodafone Portugal, Autoridade Marítima Nacional, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto Nacional para a Reabilitação e Associação Bandeira Azul da Europa o Programa Praia Segura visa melhorar a segurança, acessibilidade e ambiente nas praias. Fruto destas parcerias e de um investimento de 12,5 milhões de euros nos últimos 10 anos por parte da Fundação Vodafone, hoje existem em 180 zonas balneares de todo o país acessos a pessoas com mobilidade condicionada, nadadores-salvadores, equipamento de salvamento, torres de vigia, postos de socorro e comunicações, bem como cinzeiros de praia, sendo ainda possível desenvolver ações de sensibilização durante os meses de verão.

”Se juntarmos todos os recursos fazemos mais… e as parcerias nesta área têm dado ótimo resultado”, destacou Berta Cabral, Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, presente na cerimónia do 10.º aniversário do Praia Segura no Tamariz. “Também a Defesa Nacional, através dos seus meios [é a Autoridade Marítima Nacional que gere o Corpo de Nadadores Salvadores], tem investido muito para que possamos estar no ranking internacional das praias seguras”.

O investimento faz-se também a nível local. “O programa Praia Saudável veio reforçar um conjunto de competências já feito nas praias do concelho mas, sem dúvida, permitiu ampliar essas mesmas intervenções e servir de inspiração aos outros concelhos e respetivas praias”, referiu Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Uma aposta para continuar, pelo menos até 2017, salientou Mário Vaz, Presidente da Fundação Vodafone Portugal: “com um passado tão positivo é certo que continuaremos a desenvolver o programa pelo menos até 2017, de acordo com o protocolo assinado o ano passado”.

Além de desenvolver as praias portuguesas para usufruto de toda a população, bem como dos turistas que vistam Portugal, o Praia Segura ajudou “a melhorar as acessibilidades para as pessoas com mobilidade condicionada, crianças e outras pessoas com dificuldades”, destacou Marina Van Zeller, do Instituto Nacional para a Reabilitação que, apesar de satisfeita com o balanço dos 10 anos do programa alertou: “ainda há um longo percurso a fazer na área das acessibilidades”.

Presente em 180 zonas balneares de Portugal Continental e Regiões Autónomas (praias marítimas e fluviais) o programa permitiu salvar, até hoje, de 714 pessoas, e realizou 1.062 assistências a banhistas com dificuldades.