CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia do Ambiente | Cascais assume gestão do espaço natural da Quinta da Peninha

A Câmara Municipal de Cascais, através da empresa municipal Cascais Ambiente, vai assumir a cogestão da Quinta da Peninha. A assinatura do protocolo vai ter lugar a 12 de junho, na Quinta da Peninha, e visa à semelhança do que sucede com a Quinta do Pisão, promover a proteção e conservação da natureza, abrindo o espaço à vivência do público.
Integrada na estratégia da Câmara Municipal de Cascais de valorizar o Parque Natural de Sintra-Cascais, recuperando estas áreas, e a exemplo do trabalho feito na Quinta do Pisão - maior quinta às portas da Àrea Metropolitana de Lisboa - Cascais vai assumir a gestão da "Peninha-Tapadas", espaço natural da Quinta da Peninha, propriedade do ICNF, promovendo a proteção e conservação da natureza. 
 
Com quase 60 hectares de património natural, a “Peninha-Tapadas” integra habitats prioritários, ou seja, áreas cujo valor é reconhecido à escala mundial, de que é exemplo o habitat da borboleta “Euphydryas aurinia”, nome comum Fritilária-dos-lameiros, espécie que se encontra ameaçada.
 
A cargo da Câmara Municipal de Sintra, através da empresa municipal Parques de Sintra - Monte da Lua, fica a recuperação do património edificado da Quinta, bem como as infraestruturas de abastecimento de água e eletricidade, sistema de saneamento, acessos e estacionamento. 
 
O protocolo irá colocar este património do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em sistema de cogestão as Câmaras Municipais de Cascais, através da empresa Cascais Ambiente, e Sintra, através da empresa Parques de Sintra - Monte da Lua e conta com a chancela da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza. 
 
No âmbito do protocolo deverá ser desenvolvido e apresentado, dentro de três anos, um plano de investimento e gestão para a utilização, exploração e conservação da Quinta da Peninha, espaço que se quer vivido pelo público, tal como acontece hoje com a Quinta do Pisão. 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0