CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia histórico para a população judaica de Cascais

Pela primeira vez uma Tora manuscrita foi concluída em Cascais. Livro sagrado do Judaísmo doado ao concelho.

Era um tímido final de tarde de Verão. Aqui e ali a ameaçar chuva. O cinzento no céu contrastava com a alegria na terra. A crescente população judaica do concelho tinha encontro marcado para participar num momento histórico: a conclusão de um Rolo da Tora. Um ano depois de ter sido começada, com mais de 300 mil carateres cuidadosamente desenhados em pergaminho, com uma pena e um frasco de tinta, pelo escriba Yakov Abergel, um rabino de Jerusalém, a Tora estava pronta para ser terminada. Recebidos de braços abertos pelo Rabino Eli Rosenfeld, o líder da Chabad Portugal, nova-iorquino há muito rendido a Cascais, foram chegando os amigos da Chabad. Famílias inteiras e diplomatas acreditados em Portugal.

O ambiente era de festa. Todos queriam fazer parte de um momento histórico ao qual também não faltou o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras. “Cada letra tem de ser perfeita. Um erro numa letra e todo o pergaminho fica em causa. Porque cada letra da Tora é como cada pessoa: é única e insubstituível”, explicava o Rabino Eli Rosenfeld, antes do rabino Yakov Abergel ensaiar as últimas letras da Tora.Letras que seriam colocadas no pergaminho já na presença de Carlos Carreiras e que ligam de forma indelével o concelho à Tora que orgulhosamente exibe a palavra “Cascais”. Terminado o trabalho de Yakov Abergel, os convidados oraram e as crianças dançaram em torno da Tora. A festa de celebração da Tora continuou com um jantar preparado pela família do rabino a quem todos chamam simplesmente Eli e Raizel. 

Este é o primeiro pergaminho de Tora do concelho. E também a primeira Tora manuscrita em Portugal em muito tempo. A Tora, os cinco livros de Moisés escritos em pergaminho, é um dos objetos sagrados da cultura judaica. O facto de uma Tora ter sido terminada em Cascais é um sinal claro da importância que o concelho tem assumido para os munícipes do concelho e para a população judaica do país. 

Pode ler a entrevista com Rabino Eli Rosenfeld, Casa Chabad Cascais, aqui.

Páginas

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0