CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia Internacional para a Redução de Catástrofes assinalado em Cascais

O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinala a 13 de outubro, foi celebrado em Cascais, com uma ação de sensibilização na Escola Básica do Alto da Peça, em Alcabideche. A iniciativa contou com a colaboração da corporação dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche e serviu para apresentar o “Passaporte de Segurança”, uma ferramenta para aumentar a resiliência dos munícipes mais novos.


Veja aqui o vídeo. 

 

Tendo como principal objetivo uma reflexão sobre a problemática dos desastres, no que respeita às fases de prevenção, socorro e reabilitação, este dia, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi assinalado em Cascais com uma ação de sensibilização, desenvolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais, numa escola do concelho. 

 

Um dia diferente para a comunidade escolar que serviu para chamar a atenção de miúdos e graúdos para necessidade de cada um ter um papel preponderante numa possível catástrofe. 

 

“Todos nós somos agentes de proteção civil, por isso, devemos ter o conhecimento e a capacidade de reagir no caso de uma catástrofe”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que apresentou neste dia o “Passaporte de Segurança”. 

Através da participação em atividades lúdicas desenvolvidas pelos agentes de proteção civil, carimbadas no passaporte, é dá-se a conhecer às crianças, os riscos e as respetivas medidas de autoproteção. Uma forma de fomentar uma cultura de segurança. 

 

Para além das crianças, também professores e auxiliares tiveram a possibilidade de contactar com os meios e recursos existentes, bem como formas de atuar caso aconteça alguma situação de risco, sobretudo em caso de incêndio.

 

Para Ilda Madeira, coordenadora da Escola Básica do Alto da Peça, que recebeu pela primeira vez esta ação, este é um momento importante para “sensibilizar toda a comunidade escolar perante uma possível catástrofe. Desta forma ficamos mais aptos a defendermo-nos”. 

 

A iniciativa contou com a colaboração dos elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche.

 

 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0