Dia Mundial da Poesia assinalado em Cascais a 21 e 22 de março | Exposição, música e poesia | Vários locais

Uma exposição e dois espetáculos de música e poesia assinalam, este ano, em Cascais, o Dia Mundial da Poesia. Os eventos têm por palco quatro equipamentos culturais da Câmara Municipal de Cascais: a Biblioteca Municipal de Cascais - Infantil e Juvenil, o Centro Cultural de Cascais, a Casa de Santa Maria e a Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana.

No programa das comemorações e, começando pelo público mais jovem, porque a poesia faz parte da vida de todas as pessoas, e pode manifestar-se em qualquer idade e nas mais variadas formas, a Biblioteca Municipal de Cascais - Infantil e Juvenil, no Parque Marechal Carmona, apresenta, a partir de 21 de março, a exposição de poemas “Versos & Companhia”, para crianças dos 6 aos 10 anos. Os versos foram escritos por autores portugueses, em que os animais são as principais personagens. A mostra estará patente até 30 de março, das 09h30 às 17h30.

Música e poesia são o mote para a apresentação, dia 21 de março, às 18h00, na Casa de Santa Maria (Rua do Farol de Santa Marta, em Cascais), do livro Ousadias do Meu Fado, de Maria Luisa Baptista, editado pela Chiado Editora. A apresentação estará a cargo de Germano de Sousa, Júlio Isidro e Lourenço Almeida e vai contar com momentos musicais protagonizados por Kátia Guerreiro, José Cid, Dany Silva e a Banda " Os Charruas".

Ainda no dia 21 de março, às 21h30, os ecos da poesia vão chegar ao Centro Cultural de Cascais através da música de Ana Brandão (piano) & João Paulo (voz), com um espetáculo que também alia a poesia à música, em ambiente descontraído e intimista. A atriz Ana Brandão conta com um sólido currículo na área da representação, com performances reconhecidas no teatro, na televisão e no cinema. João Paulo Esteves da Silva é músico, poeta e compositor.

No dia 22 de março, às 21h30, a Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana acolhe a música e a poesia de João Sousa (guitarrista, programação e voz) e Nuno Mangas Viegas (voz, poemas, programação e outros instrumentos). Licenciados em Línguas, Literaturas e Culturas e alunos do Mestrado de Literaturas e Poéticas Comparadas, na Universidade de Évora, são autores do projeto “o Poema A(corda)” que, tal como explicam, surgiu “como resposta, como desejo e como ânsia de trilhar novos caminhos, de desafiar e testar até onde poderão a poesia e música sulcar na mesma terra, gritar as mesmas palavras, lutar as mesmas batalhas…”.

Cartaz Despertar da Poesia

Cartaz Versos & Companhia