DNA Cascais chega à marca das 150 empresas

O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro dos Santos Pereira, esteve em Cascais, na apresentação das empresas recém criadas. São dez novos negócios que trazem ao concelho 238 mil euros e criam mais 15 postos de trabalho.

Comprovando que a aposta no empreendedorismo vale a pena, a Câmara Municipal de Cascais apresentou ontem, 18 de abril, no Ninho de Empresas DNA, mais dez novas empresas criadas com o seu apoio. Elevam-se, assim, para 150 os negócios criados no concelho e que beneficiaram do apoio municipal através da DNA Cascais. No mesmo dia, foi também inaugurado um novo espaço no Ninho de Empresas, que foi alvo de obras de ampliação, aumentando a capacidade para ali incubar start-ups.

Na cerimónia compareceu Álvaro dos Santos Pereira, ministro da Economia e do Emprego, que reconheceu o trabalho o mérito do trabalho desenvolvido pela autarquia no apoio ao empreendedorismo, salientando que "Cascais é um exemplo a ser seguido em todo o país".

As 10 novas empresas

Marginalarm, XCorp Software, Wangry Bonk Assessoria, Manuela Nascimento - Contabilidade e Gestão Unipessoal, Ecologicalkids Cascais, Artcandle, Buzz Design & IT, Your Buzz, First Support Business Consulting e MEDVELI são os novos negócios que Cascais vê nascer. Representam um investimento inicial privado de 238 mil euros e a criação de 15 novos postos de trabalho. Nos próximos três anos, prevê-se que o investimento chegue aos 379 mil euros e o número de pessoas empregadas suba para 29.

Estas empresas beneficiaram de apoio municipal através da agência DNA Cascais, nomeadamente no que diz respeito a serviços de consultoria, ajuda na elaboração dos planos de negócios e de mitigação de riscos, facilitação a mecanismos de financiamento e captação de investimentos.

150 empresas – 16,2 milhões de euros investidos

Em cinco anos e meio de atividade, a DNA Cascais apoiou a criação de 150 empresas. “Isto significa que foram injetados, por privados, no tecido económico do concelho, 16,2 milhões de euros e criados 411 novos postos de trabalho”, explicou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, durante a cerimónia, acrescentando que “até 2015 esse investimento deverá aumentar para 23,1 milhões de euros, empregando 744 pessoas. Isso comprova que Cascais está um passo à frente, rumo a uma comunidade empreendedora e inovadora. Este é o caminho que nos fará sair do momento menos fácil em que nos encontramos”, destacou o autarca.

Em relação às áreas de atividade, a maior percentagem dos investimentos vai para os Serviços Empresariais (17,8%), Comércio Especializado (13,7%), Saúde & Bem-Estar (13,7%), Publicidade, Comunicação e Design  (13%), Tecnologias da Informação e da Comunicação, Eletrónica e Engenharia (13%), Energia (6,2%) e Turismo (6,2%).

Mais espaço no Ninho, mais incubação de start-ups

No mesmo dia foi inaugurado um novo espaço no Ninho de Empresas DNA, que foi ampliado, de forma a abrir portas a outras empresas. Atualmente, o edifício alberga 28 negócios nos modelos de incubação físico e open space, 16 em incubação virtual e 3 projetos que, pela sua natureza, ocupam outros espaços do Ninho. Para além destas 47 empresas, já passaram pelo Ninho outros 13 projetos. Assim, dos 150 negócios apoiados pela agência, 60 beneficiaram de incubação no Ninho de Empresas DNA.

Esta infraestrutura oferece um conjunto de valências que são uma mais-valia para projetos em fase de arranque, tais como salas de formação e de reunião, um auditório com capacidade para 90 pessoas, serviço de vigilância e parque de estacionamento.

Sobre as 10 novas empresas:

• Marginalarm - Sistemas de Segurança Eletrónica

• XCorp Software - Consultoria em Business Continuity

• Wangry Bonk Assessoria - Consultoria Jurídica

• Manuela Nascimento | Contabilidade e Gestão Unipessoal - Consultoria Financeira

• Ecologicalkids Cascais - Produtos Ecológicos de Puericultura

• Artcandle - Design, conceção e produção de artigos de decoração