Dramático de Cascais celebra 100 anos em festa

Foi no dia 13 de maio de 1915 que nasceu aquele que viria a ser um dos mais emblemáticos clubes do concelho: o Dramático de Cascais. A sua vocação inicial foi a arte dramática, como o seu próprio nome indica, mas passados 100 anos, é pelos feitos desportivos dos seus atletas que este clube norteado pela solidariedade e com um papel social ativo, é reconhecido em todo país e além-fronteiras. Parabéns! Venham mais 100 anos!

Simbólica, a comemoração do centenário realizou-se no próprio dia do nascimento do clube, com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. Reconhecendo que os clubes “são verdadeiras escolas de vida, com um forte impacto nos jovens que transportam para o futuro os valores ali apreendidos”, Carlos Carreiras atribuiu ao Dramático Sportivo de Cascais, a placa comemorativa dos 650 anos da Vila de Cascais.
Sublinhando a importância do movimento associativo no concelho, o autarca referiu ser este movimento “um verdadeiro ato de cidadania na forma como as pessoas se disponibilizam para os outros. Nisso, o Dramático de Cascais é um dos clubes de referência no concelho”.

José Fialho, vice-presidente da mesa e um dos organizadores das comemorações do centenário do clube, recordou que está no Dramático desde os 12 anos, “quando o clube tinha duas praças de toiros”. E partilhou com grupo que soprou as velas – onde estiveram presentes Frederico Pinho de Almeida, vereador do Desporto, Pedro Morais Soares, presidente da junta de freguesia de Cascais e Estoril e diversas individualidades ligadas ao clube, entre os quais Luís Manuel Ferreira, presidente da direção, Aldina Maria Frade Pires, presidente da mesa da Assembleia Geral e alguns dos sócios mais antigos e funcionários do clube - o facto de ter assistido à transformação da sede do clube numa enfermaria e num asilo de crianças durante a gripe espanhola em 1918. “As receitas de bilheteira do Dramático foram, nessa altura e até meados da década de 1950, todas canalizadas para a ajuda social”, recorda.
Hoje a solidariedade continua a nortear os objetivos do clube.

As comemorações dos 100 anos do clube prosseguem com um jantar centenário no Hotel Grande Real Villa Itália, a realizar no dia 16 de maio pelas 20h00.

De 19 a 23 de maio, vai estar patente ao público, no antigo edifício dos Bombeiros, na Praça 5 de Outubro, em Cascais, a Exposição “Grupo Dramático e Sportivo de Cascais – Cem anos ao serviço do desporto”, que conta toda a história do Clube através de documentos, fotografias e troféus.

Horário: Das 10h00 às 18h00