Está aqui

Empresas apoiadas pela DNA Cascais internacionalizam-se

02.03.2012
Duas empresas apoiadas pela Agência Municipal DNA Cascais, a Belmont e a InoCrowd, foram os únicos projetos portugueses escolhidos pelo governo chileno para participar no programa “Start-Up Chile”, que reúne 154 start-ups de 33 países. No total, mais de 650 empresas de todo mundo concorreram a esta iniciativa.

Ao longo dos próximos seis meses, os participantes estarão no Chile, onde irão receber capital para investimento inicial no valor 40 mil dólares, licença de trabalho de um ano e acesso às redes locais de financiamento. Desta forma, pretende-se que os empresários se familiarizem com o ecossistema empreendedor chileno e desenvolvam os seus negócios neste país.
Carlos Carreiras considera que esta seleção é uma prova da afirmação internacional do espírito empreendedor de Cascais promovido pela DNA. “É extraordinário que duas empresas portuguesas tenham sido selecionadas entre 650 candidatos de todo o mundo. E é ainda mais extraordinário que essas mesmas duas empresas portuguesas tenham nascido em Cascais”, sublinha o presidente da Câmara Municipal. Para Carlos Carreiras, estes são “negócios com grande potencial de inovação e crescimento” que agora têm “uma oportunidade única de internacionalização”.
Exemplos que contrariam as leis das probabilidades na atual conjuntura económica: “A Belmont e a InoCrowd provam não apenas que é possível criar empresas de sucesso num ambiente económico difícil, mas também que é possível lançar as nossas ideias e os nossos negócios para outras economias, criando novas cadeias de valor e internacionalizando Cascais”. São casos como estes, de exportação de serviços inovadores e criativos, que Carlos Carreiras considera serem fundamentais para “nos convencermos que o empreendedorismo é uma das chaves para ultrapassar a tão falada crise”.
O “Start-up” Chile é um programa cujo objetivo passa por atrair empresas com alto potencial de crescimento, interessadas em apostar na economia nacional como plataforma para internacionalização. Criado pelo Ministério da Economia, o programa visa atrair para o Chile, até 2014, cerca de 1.000 start-ups, elevando o país a centro da inovação e do empreendedorismo na América Latina.


Sobre a Belmont:
A Belmont é uma empresa que tem como missão o desenvolvimento de soluções inovadoras com uma forte componente de eletrónica, informática e telecomunicações. Nesse sentido, tem sido apoiada pela DNA Cascais no âmbito do desenvolvimento de soluções de monitorização e controle de consumos energéticos através da Internet. Mais informações em www.belmonelectronics.pt.


Sobre a InoCrowd:
A InoCrowd foi um dos projetos vencedores da 5.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio de Cascais, promovido pela DNA. Define-se como um “facebook para a inovação”: é uma rede online que permite às empresas procurar inovação e tecnologia junto de investigadores de universidades de todo o mundo. A nova ferramenta, www.inocrowd.com, permite às empresas “procurar na multidão” de investigadores científicos e tecnológicos, de especialistas em marketing, research e design ou ainda de técnicos em métodos de organização de gestão, a inovação necessária para seus produtos, processos internos e marketing.



 

Fale connosco

Image CAPTCHA
Introduza os caracteres que aparecem na imagem.
X

Newsletter

Newsletters

Select the newsletter(s) to which you want to subscribe or unsubscribe.

X