Encerramento das 2ª Jornadas conjuntas da saúde ACES|CMC |Hospital de Cascais

Um ano após o estabelecimento do acordo de cooperação para a gestão integrada da saúde no concelho de Cascais, a Câmara Municipal de Cascais, o Agrupamento de Centros de Saúde do Concelho (ACES) e o Hospital de Cascais, voltaram a reunir-se no dia 8 e 9 de novembro, no âmbito das 2ª Jornadas da Saúde na Casa das Histórias Paula Rego.

“Esta parceria inserida nos processos de democracia colaborativa, permite atingir o fim comum, cumprindo o objetivo de cada um”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais no encerramento das jornadas. “Aproveitar as forças organizadas da comunidade, sejam de cariz social e/ou comunitário, privadas ou públicas, e em conjunto assumirmos as nossas responsabilidades para com os municípes”, enfatizou o presidente do município.

Para Helena Baptista da Costa, diretora executiva do ACES Cascais, “trabalhar em parceria é uma cultura que não existe muito em Portugal. Sempre acreditei nela ao longo da minha vida profissional: juntos fazemos muito mais e com menos esforço. Esta parceria visa as pessoas que vivem neste concelho, foi para elas que foi criada”.

“Esta parceria foi formalizada em novembro de 2016, mas já temos um histórico de parceria muito antigo com a Câmara de Cascais, o ano passado acrescentamos o Hospital de Cascais, que é a parceria ideal na área da saúde”, salientou a responsável do ACES no final das jornadas.

Como tema central “Saúde e Desenvolvimento Local: em Cascais Acontece!”, profissionais das três entidades fizeram o balanço das medidas já implementadas e discutiram novas estratégias de intervenção.  Há um ano foram criadas as condições necessárias para avançar com dois projetos: o dos cuidados paliativos ao domicílio e garantir o transporte de doentes não urgentes, melhorando assim o acesso à saúde às populações mais vulneráveis do concelho.

“As 2º jornadas organizadas pelo Hospital de Cascais, pelo ACES Cascais e pela Câmara de Cascais, foram um sucesso”, salientou Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais. Fazendo um balanço no final desta iniciativa referiu ainda que “foi um momento não só de partilha dos projetos das boas práticas que em conjunto temos desenvolvido, mas também um  momento de reflexão para identificarmos o que ainda temos para fazer, aceitando os desafios que temos pela frente, num trabalho que é de verdadeira parceria”.