Encerramento dos Programas de Verão junta centenas de jovens na Praia do Tamariz

A Praia do Tamariz encheu-se de jovens, música e cor para o encerramento dos Programas de Voluntariado de Verão 2017. Um convívio para todos os jovens que participaram nos vários programas existentes no concelho: Maré Viva, Locals, Cultura Social, Férias na Desportiva, Cultura de Bairro e Natura Observa, fechando o verão em festa.

“Este ano tivemos 1826 jovens inscritos nos vários programas, que deram cerca de 300 mil horas em várias áreas de sustentabilidade. Quer a nível do desenvolvimento económico: apoio e acolhimento a todos aqueles que nos visitam, quer a nível social, cultural e ambiental”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais no encerramento desta celebração.

“A juventude de Cascais está de parabéns! Com a sua atitude, a sua entrega e dedicação demonstraram que temos razões para termos orgulho nos nossos jovens: o feedback  de cascalenses e de estrangeiros que temos tido é a prova disso”, enfatizou Carlos Carreiras. “Estes jovens chegam ao final destes programas mais ricos, mais completos e mais bonitos do ponto de vista humano, sendo um factor muito importante, para a realização destes programas”, concluiu o presidente da Câmara.

Nesta celebração de encerramento foram apresentadas duas novidades. Cascais como Capital Europeia da Juventude 2018 terá duas novas parcerias apresentadas na sexta-feira, no Tamariz. Uma com os CTT, com uma emissão filatélica que comemora Cascais como Capital Europeia da Juventude 2018.

“Temos um programa filatélico que incide em vários acontecimentos relevantes, quer a nível nacional, quer a nível internacional”, referiu Raul Moreira, Diretor de Filatelia dos CTT. A diferença é que aqui “estamos a fazê-lo por antecipação: utilizar a própria emissão para divulgar o acontecimento antes de ele se processar. Os selos irão circular por todo o mundo, ou seja meio milhão de mensangeiros com esta mensagem”,  salientou Raul Moreira. Quando a Câmara de Cascais fez esta proposta aos CTT “aderimos de imediato, achámos que era uma forma de contribuir para o êxito desta iniciativa”

A outra parceria foi apresentada por Alexandre Faria, presidente do Grupo Desportivo Estoril-Praia. O logo principal no equipamento Senior de Futsal para a época 2017/2018, será o logo da Capital Europeia da Juventude. Esta equipa vai disputar a 2ª Divisão Nacional de Futsal.

João Paulo Sousa, embaixador de Cascais 2018, apresentou e animou esta festa de encerramento dos programas de verão, referiu que para os “jovens estes programas são importantes, porque aprendem a ser responsáveis: dá-lhes a noção do que é o mercado de trabalho, dá-lhes experiência, noção de horários, tarefas,  remuneração. Para muitos é uma primeira experiência de trabalho e isso vai moldá-los para o futuro”.

Para Mariana Pires, voluntária no programa Maré Viva, participar nesta experiência foi importante “fez-me crescer a vários níveis, tanto profissionais, como emocionais, cresci como pessoa e completou-me imenso”.  Tiago Rodrigues dos Locals leva desta experiência “um sentido de ajudar as pesssoas, de as acolher, de as receber com simpatia e da melhor forma, fazê-las sentir bem recebidas em Cascais”.