Energy Game põe à prova conhecimentos dos alunos sobre sustentabilidade energética

A Escola Básica José Jorge Letria foi a grande vencedora do IV Campeonato Energy Game, cuja final foi disputada no Centro Cultural de Cascais. Reunindo 150 alunos das escolas do concelho a competição pôs à prova, durante o ano letivo, conhecimentos dos jovens sobre sustentabilidade energética. A final do jogo permitiu ainda assinalar em Cascais o Dia Nacional da Energia, celebrado a 29 de maio.
Numa manhã muito divertida, onde não faltam cântico das claques a puxar pelas equipas, os alunos das escolas finalistas mostraram estar bem preparados para responder aos desafios propostos.

A vitória coube à Escola Básica José Jorge Letria, de Cascais, seguida pela Escola Básica Fausto de Figueiredo e, em terceiro lugar o Colégio Amor de deus.

Para Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal e presdente da Cascais Ambiente, que dinamiza o campeonato, "o importante é que todos tenham a oportunidade de jogar e aprender ao mesmo tempo".

Jogo interativo semelhante a uma consola criado pela autarquia de Cascais, o Energy Game promove uma saudável competição para avaliar conhecimentos adquiridos sobre sustentabilidade energética. Os jogadores são alunos do 1.º ao 3.º ciclo, a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho e são desafiados a interagir num ecrã gigante através de um comando Wii.

Na prática, o jogo funciona como uma importante ferramenta de sensibilização ambiental, capaz de transmitir e sedimentar conhecimentos sobre poupança energética, complementando as ações de sensibilização desenvolvidas nas escolas (e outras instituições) do concelho. Os participantes tornam-se, assim, agentes ativos do processo educativo, aprendendo de forma lúdica sobre conceitos como pegada ecológica e racionalização dos recursos energéticos.

Ao longo do ano letivo, 675 alunos de 27 turmas participaram no jogo sendo apurados um total de 150 alunos de seis turmas que, agora, irão defrontar-se para saber quem sabe mais sobre energia, eficiência energética e sustentabilidade ambiental e por isso merece vencer o IV Campeonato Energy Game.

Turmas finalistas: Escolas Básicas José Jorge Letria, Fausto de Figueiredo, Tires, Parede e Colégio Amor de Deus.

Num universo de 1.600 municípios, a Câmara Municipal de Cascais recebeu dia 2 de outubro de 2014, em Viena, Áustria, o galardão “Climate Star” como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na sensibilização e educação ambiental nas escolas do concelho.

Mais informações sobre o "Climate Star"