Escuteiros do Agrupamento 550 Manique têm nova sede

Situada dentro das instalações da Escola Salesiana de Manique, a nova sede dos escuteiros do Agrupamento 550 Manique foi estreada no passado dia 4 de fevereiro. O presidente da Câmara Municipal (também ele, antigo escuteiro), Carlos Carreiras, descerrou a placa inaugural na presença de dezenas de escuteiros.

A estrutura irá servir os 178 jovens e adultos do 550 Manique, agrupamento que existe há 38 anos. Vítor Jesus, chefe do agrupamento, disse que "os escuteiros fazem sempre melhor pela comunidade local; com solidariedade e actividade dos jovens sem esperar nada em troca; com entrega ao próximo e fidelidade à promessa." Agradeceu ainda aos lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros do agrupamento, e às equipas de animação.

"O município tem um comportamento exemplar face ao escutismo", afirmou Ivo Faria, chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas, "e não apenas face aos dirigentes, mas a todos os jovens. É bom vermos que existe esta forma de receber tão calorosa." Lembrou também que Cascais será a capital europeia da juventude em 2018, e desejou que os escuteiros "tenham as atividades com maior número de jovens" e que as "preencham com a vossa alegria".

Carlos Carreiras, sempre sensível à causa escutista, afirmou que "o apoio da Câmara ao escutismo e ao guidismo existe sempre que possível. Não sou eu que o faço, é a instituição que tenta interpretar as vontades da comunidade." O autarca mencionou ainda que a Abóboda deverá ter também, em breve, um agrupamento com sede própria.

"Fui lobito, explorador, caminheiro e Aquelá no 113 São Domingos de Rana", contou Carreiras. "E também fui salesiano. Por isso mesmo, estou agradecido - seja aos Salesianos, seja ao CNE. Por aquilo que têm dado, no nosso concelho, de testemunho prático e ativo na formação de uma comunidade mais forte, coesa e solidária, com cada vez maior capacidade de ultrapassar obstáculos."