Estabilização das arribas no litoral de Cascais | Colocação de rede na Praia da Rainha | 3 de agosto

Segunda-feira, 3 de agosto, começa a ser instalada na arriba da Praia da Rainha, em Cascais, uma rede para contenção dos blocos instáveis na arriba. A intervenção surge no âmbito do Programa Operacional Temático de Valorização do Território 2007-2013, a que a Câmara Municipal de Cascais se candidatou em parceria com a APA - Agência Portuguesa de Ambiente. Ao todo, ao abrigo deste programa, irão ser investidos cerca de 600.000 financiados pelo Fundo de Coesão da União Europeia. O objetivo é reforçar a proteção do litoral do concelho.

Integradas nas competências municipais de prevenção dos riscos costeiros, as intervenções em curso visam, à semelhança das intervenções já realizadas na crista da arriba da praia da Bafureira (Parede), Poça (Estoril) e Carcavelos, mitigar o risco de queda de blocos e salvaguardar a segurança dos utilizadores destas praias urbanas e com uso bastante intensivo.

Fenómeno natural provocado pela erosão, a desagregação de blocos rochosos nas arribas e consequente queda sobre o areal, constitui uma situação de risco para os utentes das praias.

Contrariar os efeitos deste fenómeno e garantir as condições de segurança exigíveis à circulação e permanência de pessoas nas áreas de risco, é o objetivo destas intervenções dinamizadas na sequência de inspeções efetuadas em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente I.P., e a Autoridade Marítima através da Capitania do Porto de Cascais. Para tal já foram já estabilizadas as arribas na Parede (Bafureira) e Carcavelos, seguindo-se agora as arribas das praias da Rainha e Poça. As intervenções visam implementar soluções de proteção e tratamento como:

- Saneamento das arribas - queda provocada dos blocos instáveis. Neste caso é possível garantir um perímetro de segurança, mas também controlar o momento da queda e, caso seja necessário, proceder de imediato à retirada dos blocos. Foi o caso da crista da arriba na praia da Bafureira e em Carcavelos.

- Contenção das arribas – a esta medida está normalmente associada a colocação de redes, como é o caso da Praia da Rainha, podendo implicar também o revestimento da arriba, ou o preenchimento das zonas reentrantes e cavernas existentes na base da arriba com betão e a pregagens dos blocos de maiores dimensões.