Estrada nova entre Caparide e Tires já é uma realidade

Após obras de requalificação e com um prazo de execução de cerca de dez meses, foi inaugurada a estrada que liga Caparide e Tires. Com um investimento de cerca de um milhão e 200 mil euros, a nova rede viária veio melhorar o acesso entre o Arco de Caparide e a Rotunda do Marquês de Pombal, em Tires.

Veja o vídeo da inauguração.

De carro ou a pé, a ligação das duas localidades é agora normal e mais segura. Um desejo para os munícipes locais, uma necessidade para todos os que por aquela estrada passam.

“Agora sei que já posso morrer que está aqui uma obra em condições”, disse emocionado e com as lágrimas a escorrem pelo rosto Eduardo Mourão, residente.

“Esta obra veio trazer uma grande acessibilidade para ligar a freguesia do Estoril à de São Domingos de Rana”, disse Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, na cerimónia inaugural a 19 de dezembro, no Largo de Caparide.

Para Manuel Osório, munícipe, esta nova estrada “melhorou 100%”. “Antes era uma confusão, agora havendo um só sentido, nota-se uma grande melhoria, para além da segurança”, explicou.

Com a melhoria das condições, esta rede viária passa agora a ter “passadeiras que respeitam as normas de acessibilidades, não só para invisuais como para pessoas de mobilidade reduzida”, bem como um percurso com “criação de passeios, iluminação pública e rede de água e esgotos”, esclareceu.

Bastante satisfeito com a concretização desta requalificação Alfredo Duarte, residente em Caparide, não escondeu o seu agrado e afirmou ter de “agradecer ao Sr. Presidente porque já lhe tida dito que gostava de ter um passeio em frente à porta de casa quando fizesse 80 anos”. Prestes a completar esta data, Alfredo Duarte diz que esta foi uma “boa prenda antecipada” pois, “não só há passeio como uma passadeira mesmo em frente de casa”.

Depois do discurso inaugural do vereador Nuno Piteira Lopes e de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, as dezenas de pessoas que assistiram à inauguração da estrada seguiram numa carrinha para o reconhecimento do novo caminho.

A nova via em números:
Investimento: 1.152.340,86€
Área de betão betuminoso: 29 871 m2
Blocos de betão (passeios): 4 900 m2
Calçadas (passeios – reposição e nova): 2 856 m2
Coletores Domésticos: 114 metros lineares (ml)
Coletores Pluviais: 1 900 ml
Rede de abastecimento de água: 3 198 ml