Exposição e debate “Marias – Por todas as meninas e mulheres” | Centro Cultural de Cascais

No Centro Cultural de Cascais está patente a exposição “Marias – por todas as meninas e mulheres”. Criadas por 13 ilustradores e artistas plásticos, 13 peças tridimensionais pretendem denunciar a violência e discriminação sobre meninas e mulheres. A inauguração foi antecedida de um debate no qual participaram Teresa Morais, Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade e Catarina Furtado, Embaixadora de Boa Vontade do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

“Marias – por todas as meninas e mulheres” vem apoiar a campanha “Continuamos à Espera: participa na construção da Agenda Desenvolvimento Pós – 2015”, um movimento de cidadania em prol dos Direitos Humanos que visa proteger raparigas de todas as formas de discriminação e violência, garantindo-lhes o acesso universal ao planeamento familiar e saúde sexual e reprodutiva, bem como à educação e saúde para cumprir a igualdade do género.

Tendo por base a iniciativa “Marias Paper Dolls”, da associação P&D Factor, que lançou um convite a 13 ilustradores e artistas plásticos para criarem peças tridimensionais que traduzissem a sua leitura dos desafios que as meninas e mulheres enfrentam no mundo atual, esta exposição tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação D. Luís I. O objetivo é lançar o mote para outras iniciativas de debate e educação para o desenvolvimento e cidadania global.

No debate que antecedeu a inauguração da exposição, participam Teresa Morais, Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Catarina Furtado, Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, Salvato Teles de Menezes, Presidente da Fundação D. Luís I e Graça Campinos Poças, Presidente da Associação P&D Factor.

Ilustradores e artistas plásticos: André da Loba, António Soares, Claúdia Oliveira, Esgar Acelerado, Ilustrana, Ivo Imagination, Júlio Oliveira, Júlio Vanzeler, Kammuz, Nicolae Negura, Pedro Artoon, Ricardo da Silva e Sara Macedo.

Sobre a P&D Factor | Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento sem fins lucrativos, reconhecida como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que tem por missão a promoção e proteção do desenvolvimento em conformidade com os Direitos Humanos com base na não discriminação e na promoção da igualdade centradas em princípios de ordem científica, educacional, social e filantrópica.