Festival ERP Remember Cascais traz bandas míticas ao Hipódromo Municipal Manuel Possolo

Em Cascais, o início de Setembro vai ser marcado pelo festival ERP REMEMBER CASCAIS. Mais do que um festival de música, é um festival de memórias a acontecer ao som de um vibrante encontro de gerações. Organizado pela Palco da Primavera, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da European Recycling Platform, o ERP REMEMBER CASCAIS pretende celebrar a década de 80, atraindo diferentes gerações.

Na linha dos festivais de verão, o festival ERP vai realizar-se num cenário edílico, enquadrado por um perímetro cultural de excelência, no qual sobressaem a Casa das Histórias Paula Rego e o Museu Biblioteca Condes de Castro Guimarães. Com um investimento de cerca de meio milhão de euros e um cartaz que remete para a década de 80, com os nomes de FR David, Alphaville, Ali Campbell - UB, Liz Mitchell - Boney M, os portugueses Sétima Legião e Bonnie Tyller, o ERP REMEMBER CASCAIS pretende atrair ao Hipódromo Municipal Manuel Possolo, em Cascais, entre sete mil a oito mil pessoas. “Não queremos um festival de massas, queremos um festival onde se pode dançar, ir com os filhos, ouvir música de uma época fantástica”, refere a organização.

Para Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que se associou ao evento desde o primeiro momento, “este será um dos melhores verões de sempre. Fazendo mais e melhor com menos, prometemos a todos um grande Verão em Cascais. Para lá das festas tradicionais e de outros espetáculos que a seu tempo anunciaremos, em setembro vamos todos poder ver e rever nomes marcantes dos anos 80 em duas noites de revivalismo”.

Saudando a ideia da Palco da Primavera e da ERP, Carlos Carreiras sintetiza: “Em Cascais apoiamos todas as boas ideias. Especialmente aquelas que acrescentam valor a nível económico, social ou ambiental. É esse o caso do ERP REMEMBER CASCAIS”.

Satisfeito com o apoio da Câmara Municipal de Cascais ao evento, José Eduardo Martins, da Palco da Primavera, faz questão de salientar que “neste festival não haverá surpresas, todos os nomes do cartaz estão confirmados”. No que respeita à filosofia do evento, o organizador sublinha que o ERP REMEMBER CASCAIS “é um festival revivalista, como se os anos 80 tivessem sido aqueles em que nos habituámos a sair mais à noite e a ser mais felizes. O que queremos fazer aqui é um festival tranquilo, de festa, para dançar e recordar os êxitos dos anos 80”.

O mesmo espírito justifica o patrocínio da ERP – European Recycling Platform, como explica Ricardo Neto, diretor ibérico desta entidade sem fins lucrativos: “depois de variados eventos diretos, com públicos distintos, entre os quais um espetáculo na Aula Magna em que o bilhete era algo eletrónico que se pudesse reciclar, desde simples pilhas até torradeiras, o nosso caminho era patrocinar algo maior. Queremos que as pessoas oiçam música dos anos 80, mas também sensibilizar para a temática dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), seja de forma direta, no local, seja em torno de ações que iremos desenvolver até ao festival e que revelaremos em breve”.

Sobre o festival ERP REMEMBER CASCAIS | Conceito e Bandas:

Palco de uma conjuntura artística particularmente dinâmica e diversificada, testemunha de uma pluralidade de gerações, a década de 80 sobressai pelas excentricidades estilísticas, o New Wave, as cores vibrantes, os penteados ousados, os videoclips e os sons dançantes. A nível musical, foi nos anos 80 que o universo pop começou a ser fortemente marcado pela influência dos sons eletrónicos, levando à proliferação de um electro-pop melodioso, que acabou por se tornar num dos grandes marcos da década. De tal modo que se trata da década mais presente e revivida nos dias de hoje.

A escolha dos anos 80 como conceito integral do festival ERP Remember Cascais prende‐se com o facto de esta ter sido uma década marcante tanto para o mundo, onde se assistiu a importantes mudanças nos campos político, social e cultural, como para as memórias de cada um, com tal intensidade que estas memórias habitam no imaginário das gerações posteriores.

O patrocínio da ERP - European Recycling Platform tem por base justamente a necessidade de mudança, tal como aconteceu nos anos 80, assente no ambiente e na preocupação com as gerações vindouras. A ERP atua ao nível da reciclagem de eletrodomésticos, cuja colocação no Depositrão garante o encaminhamento para a reciclagem de todos os componentes, minimizando a pegada ecológica de cada um.

Inspirado por eventos semelhantes que estão a acontecer com regularidade por toda a Europa, com destaque para o Rewind Festival, um evento de sucesso que se realiza todos os anos em Inglaterra e na Escócia, o Festival ERP REMEMBER CASCAIS vai permitir recordar alguns dos artistas mais memoráveis da história da música mundial, tendo por cenário o idílico espaço do Hipódromo Municipal Manuel Possolo.

SIGA O EVENTO NO FACEBOOK

Veja descrição dos artistas nas páginas seguintes