Fundação AJU Jerónimo Usera tem um projeto novo: a Mercearia do Bairro

A Fundação AJU Jerónimo Usera, conta agora com uma Mercearia do Bairro, um projeto novo desta instituição que já dá apoio à população mais carenciada e com maior necessidade de apoio social. “A nossa missão é sempre em prol de dignificar a pessoa humana e a família, numa visão muito colaborativa, salientou Ana Tojal, presidente da AJU.

“É mais dignificante para as pessoas terem a possibilidade de virem a uma mercearia que está aberta todos os dias, oferecendo-lhes a possibilidade de poderem escolher o que necessitam. Há também um combate ao desperdício alimentar e as famílias podem fazer essa gestão, é mais um passo para a dignificação”, acrescentou  Ana Tojal.

A AJU promove campanhas mensais de recolha de alimentos e outros bens essenciais, fundamentais para assegurar as necessidades das famílias acompanhadas. Estes alimentos e bens são encaminhados para a Mercearia do Bairro.

“ A AJU já dava apoio alimentar a muitas centenas de famílias, de uma forma menos estruturada, menos organizada, com a abertura desta Mercearia do Bairro, vai permitir que as pessoas sejam apoiadas com mais dignidade: as pessoas têm créditos, e passam a dispôr de um espaço como um supermercado. Fazem a gestão dos seus créditos, optam por levar aquilo que mais necessitam”, disse Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais, na abertura deste espaço da Fundação AJU.

Esta instituição conta com as seguintes parcerias/apoios: Programa Cascais + Solidário (CMC), Banco Alimentar contra a Fome, Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas mais Carenciadas e Zero Desperdício. Para a implementação da Mercearia do Bairro, contaram com o apoio da Paróquia de Cascais, do Grupo Jerónimo Martins e do Grupo Sonae.