Futebol juvenil: Ibercup reúne 6.000 jovens em Cascais

Alegria, emoção, muita camaradagem e, sobretudo futebol, muito futebol. É este o espírito que domina os cerca de 6.000 jovens de 70 países dos cinco continentes que participam, até dia 3 de julho, em vários campos de futebol do concelho de Cascais, na 7ª Edição do IberCup Estoril.
Até dia 3 de julho em nome do futebol a competição desportiva proporciona a cerca de 6.000 jovens, entre os quais participantes de 30 equipas do concelho, jogos com, algumas das melhores equipas como o Liverpool FC, Manchester City, Ajax, Bayer Leverkusen, Atlético Madrid, Inter Milan ou Juventus. Mas não se pense que ganhar é fundamental: “o que é mais importante é a experiência que os jovens levam para casa”, defende Felipe Rodrigues, diretor do torneio, para quem nada substitui o facto de “um dia mais tarde, quando estes jovens forem adultos, poderem recordar este torneio e o local onde estiveram”.

“Este é um dos maiores torneios da europa e o melhor organizado”, reconheceu Simão Sabrosa, ex-internacional do futebol português, padrinho do evento, que marcou presença no arranque do torneio, em festa, no Hipódromo Manuel Possolo. “Sei a importância que tem esta fase de formação”, afirmou, sentindo-se muito honrado por apadrinhar esta 7.ª edição: “para mim foi muito importante, pois conhecem-se outros jogadores e fazem-se muitas amizades, por isso é uma honra estar aqui”.

“Este tipo de iniciativas é sempre muito importante para o futebol, desporto escolar e desenvolvimento dos jovens, sobretudo para que possam ganhar hábitos de vida saudável”, reforçou Diogo Nabais, Adjunto do Secretário de estado do Desporto presente na conferência de imprensa de abertura do evento.

Acompanhados pela família, os jovens dos 10 e 18 anos divididos entre competição masculina e feminina, distribuídas em várias categorias, vão participar em jogos diários sempre com o acompanhamento de familiares, o que ajuda a fazer deste torneio uma verdadeira festa. “Somos um concelho que, para além da aposta no desporto, sabe receber”, destacou Nuno Piteira Lopes, vereador do Desporto na Câmara Municipal de Cascais. “Quando se aproxima a celebração de Cascais Capital Europeia da Juventude 2018, este é já um contributo do muito que sabemos fazer, onde o desporto ajuda a promover o conhecimento, a amizade e a criação de laços entre atletas de diferentes origens, culturas e religiões”, reforça.

Nota: Em parceria com os operadores de transportes do concelho, as equipas vão sobretudo deslocar-se com recurso ao comboio e autocarro.

IbercCup Estoril 2016 em números
6.000 participantes
15.000 pessoas movimentadas no total
300 equipas
70 países
5 continentes

Sobre o IberCup | Reúne anualmente cerca de 35.000 jogadores de 1.800 equipas em oito eventos com a duração de uma semana em vários locais do mundo. Já participaram equipas famosas como: Liverpool FC, Manchester City, Ajax,  Bayer Leverkusen, Atletico Madrid, Inter Milan, Juventus, FC Porto, SL  Benfica, Sporting Clube de Portugal, FC Zenit, Valencia CF, Sevilla FC,  Espanyol Barcelona, Deportivo la Coruña, Paris St  Germain, CR Vasco da Gama e Olimpique Marseille.