CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Semana da Educação em Cascais de 20 a 26 de outubro de 2014

A Gala da Educação, a decorrer dia 26, a partir das 17h30, no Casino Estoril, marca o encerramento da Semana da Educação em Cascais, no âmbito da qual se proporcionou uma ampla discussão em torno das políticas e do sistema educativo, incluindo debates, conferências e visitas a escolas. Domingo, o destaque vai para o reconhecimento público do mérito e valor de alunos cascalenses finalistas dos ensinos secundário e superior, bem como da excelência de dois estabelecimentos de ensino: o Colégio da Bafureira e a Escola Secundária de S. João do Estoril.
O quinto dia da Semana da Educação foi escolhido para uma visita aos equipamentos escolares do concelho que recentemente foram alvo de obras de beneficiação, e também para inaugurar a ludobiblioteca da Escola Básica da Parede, uma obra implementada no âmbito do Orçamento Participativo de 2011 e “um espaço de encontro não só dos alunos da escola, como aberto a outras escolas e às famílias”, conforme salientou José Guerreiro, Diretor do Agrupamento das Escolas da Parede. 
 
Uma obra que, nas palavras de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, “vem demonstrar a capacidade dos cidadãos se mobilizarem para, através de atos de cidadania, definirem as suas prioridades no concelho”. 
Igualmente assentes no Orçamento Participativo, mas de 2012, foram obras as executadas na Escola Fernando Lopes Graça. Mais um caso de sucesso de participação ativa que mobilizou toda a comunidade escolar local e a população em geral. 
 
Integradas no programa de visitas, a Escola Básica do Arneiro conta agora com uma nova cobertura para o recreio e campo de jogos, e a Escola Básica da Torre tem agora como patrono Branquinho da Fonseca. A placa foi descerrada na presença de familiares do percursor das bibliotecas itinerantes, cujo projeto começou, precisamente em Cascais, quando Branquinho da Fonseca trabalhou na Biblioteca, hoje Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães.
 
A manhã de visitas terminou na Escola Básica da Malveira da Serra, realçando a profunda remodelação da instalação elétrica e sistema de alarmes.   
À tarde, no Museu da Música Portuguesa, no Monte Estoril, debateu-se o ensino profissional em Cascais. Sob o tema “Educar e Formar para a Vida Ativa”, abordou-se a inclusão de jovens no mercado do trabalho quer na vertente profissionalizante do ensino, quer na inclusão de jovens com necessidades educativas especiais.

O debate contou com a presença de Carlos Santos, da Associação Empresarial do Concelho de Cascais, uma encarregada de educação Susana Feiteira, Hélia Rodrigues, Diretora do Agrupamento de escolas Matilde Rosa Araújo e Cátia Boura na qualidade de aluna do ensino Profissional. Esta foi ainda a oportunidade para lançar o documentário “Caminhos para a inclusão – Transição para a vida ativa”, realizado pela Câmara Municipal de Cascais.

Informação mais desenvolvida em: http://www.cm-cascais.pt/camara-residentes-visitantes/destaque/cascais-p...

 

 
 

 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0