Grupo Etnográfico Sete Castelos de S. Domingos de Rana celebra 40 anos com nova sede

A celebrar 40 anos de vida, o Grupo Etnográfico Sete Castelos, de S. Domingos de Rana, recebeu, no passado dia 9 de julho uma prenda há muito ansiada: uma nova sede. Atrasada por uns dias, a festa de aniversário decorreu em paralelo com o 1º Festival Municipal de Folclore.

“Recebemos esta prenda com muita alegria e muito orgulho. Foi uma satisfação enorme para todos nós e para os amigos que nos acompanham”, refere Júlia Miguel, presidente do grupo criado em 13 de junho 1976, e que reúne atualmente 43 elementos com idades compreendidas entre os 70 e os 2 anos.

Destacando que “a festa [de aniversário] correu muito bem, Júlia Miguel explica que “agora o grupo tem espaço para ensaios com mais gente: “até agora só podíamos ensaiar três de cada vez, o que não era suficiente. Agora também já temos condições para receber outros grupos o que também não havia. Além disso, os pequeninos estão sempre a querer ir para a casinha nova”, reforça.

Mostrando-se muito agradecida, a presidente do grupo maioritariamente oriundo das regiões alentejanas de Fronteira, Marvão, Beja e Odemira, destaca ainda: “também temos mais condições para novos membros que queiram juntar-se ao grupo”. E lança o desafio: “Há sempre gente que quer entrar e precisamos que venham mais homens”.

Felizes, os membros do grupo que presta homenagem ao Bairro dos Sete Castelos, em S. Domingos de Rana – cuja denominação resulta da existência outrora naquele local de sete cabeços, prestando-se igualmente homenagem na toponímia onde a palavra castelo aparece sete vezes – cantaram e dançaram ao longo de três dias.

Envergando trajes representativos das regiões do Douro, Minho, Açores, Madeira, Nazaré, Alentejo, Ribatejo, Estremadura e Algarve, o grupo presta homenagem à cultura e etnografia populares: “uns cantam e tocam acordeão pandeiretas, ferrinhos, rec-rec e bombo, outros dançam temas das nove regiões”, reforça Júlia Miguel.

Para o futuro e embora satisfeitos pelo reconhecimento e apoio por parte da Câmara Municipal de Cascais, Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana e amigos, os membros do grupo gostariam de completar a nova sede com o arranjo exterior, onde querem ver nascer um palco, um jardim e baloiços para os mais novos. “O meu grande sonho era ver aquilo tudo requalificado em volta e ter o palco, mas estou muito satisfeita com o que está!”, diz a presidente.

O 1º Festival Municipal  de Folclore do Grupo Etnográfico contou com um Baile com o grupo Ténis Bar, os ranchos do concelho de Cascais incluindo um Grupo de Folclore Moldavo e um Torneio de Chinquilho aberto ao público em geral.