CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Habitação Social responde à carência de alojamento de munícipes com deficiência

Primeiro passo na concretização da estratégia para criar alojamento para munícipes maiores de 16 anos com deficiência e/ou incapacidades, decorreu hoje, dia 29 de julho, em Campos Velhos, a entrega de dois fogos de habitação social à Cercica. A breve trecho a Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Cercica e o CRID pretende criar alojamento e apoio para 200 munícipes nestas condições, num investimento global de 5,8 milhões de euros.
Inédita em Cascais, a utilização de fogos de habitação social para responder à carência de alojamento sentida pela população portadora de deficiência, representa, como refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, “o cumprimento de um objetivo há muito perseguido. Este é o princípio de um programa mais ambicioso para criar mais 100 alojamentos e apoio para mais 100 para pessoas com deficiência”, acrescenta Carlos Carreiras.
 
Um projeto em que o município conta com a parceria da Cercica – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais e do CRID – Centro de Reabilitação e integração de Deficientes e que envolve um investimento global de 5,8 milhões de euros. Para além do alojamento, pretende-se criar um apoio que responda à questão da autonomia das pessoas com deficiência: “os pais vão desaparecendo sempre com uma angústia que é saber quem ficará a cuidar dos seus filhos deficientes. Por isso queremos, além do alojamento, e em parceria com a Cercica e o CRID, criar serviços de apoio como Centros de Atividades Ocupacionais e Serviço de Apoio Domiciliário”, explica o presidente da Câmara Municipal. 
 
Os seis munícipes com deficiência que em setembro se irão mudar para os fogos agora entregues à Cercica vão, segundo Frederico Pinho de Almeida, vereador da Habitação Social, “dispor de muito melhores condições, desde logo no que respeita à segurança e acessos, pois estavam num sétimo andar, obrigados à utilização de elevadores”. 
 
“Aqui vão ter maior privacidade, pois vão dispor de um quarto para cada um”, fez questão de salientar Rosa Neto, vice-presidente da Cercica, que, em conjunto com Pedro Alarcão, presidente da instituição recebeu as chaves das duas novas habitações. “A Câmara Municipal de Cascais tem sido para nós uma tábua de salvação, respondendo às nossas necessidades melhor e mais depressa que o próprio Estado”, destacou Pedro Alarcão.
 
Recuperados pela empresa municipal responsável pela gestão do parque habitacional do município, a Cascais Envolvente, os fogos agora entregues situam-se na Rua das Andorinhas, em Campos Velhos, Alcabideche. Têm quatro assoalhadas e fazem parte de um lote de cinco adquiridos pela Câmara Municipal de Cascais ao IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana. Os restantes serão destinados à habitação social, permitindo dar resposta a mais três casos graves de carência habitacional no concelho. 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0